28 de Outubro

A Agenda 2030 na Arquitetura e Urbanismo Brasileiro: Desafios em tempos de pandemia – ODS 2 e 12

Evento ao vivo


18h30 Brasília | 20h30 Cabo Verde | 21h30 Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 22h30 Angola | 23h30 Moçambique


Facilitação gráfica: Rodrigo Marques

Descrição

Após um longo e difícil processo de seleção, diante de mais de 80 inscrições, foram selecionados 51 projetos/planos que representarão a arquitetura e o urbanismo Brasileiros na publicação “Guia IAB para a Agenda 2030”. O evento reunirá cada um dos projetos escolhidos pela Comissão Editorial. Foram selecionados três projetos/planos por ODS – para dialogar sobre suas experiências dentro de cada ODS e os desafios de projetar em tempos de pandemia, com moderação de especialistas em cada tema. Os projetos/planos que representarão os 17 ODS no Brasil foram selecionados por uma Comissão Editorial composta por representantes de entidades de classe, setor privado e ONGs.

Moderação

Graciete Guerra da Costa
Arquiteta e Urbanista – Brasil
Pós-doutora pelo PPG/IREL na Universidade de Brasília na fronteira Norte do Brasil, 2014. Mestra e Doutora em Arquitetura e Urbanismo pelo PPG/FAU da UnB, em 2006 e 2011. Arquiteta pela UFPA e em Língua Francesa pela Université de Nancy I, 1980. Professora do Departamento e Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Roraima.

Painelistas

Leonardo Bachiega
Arquiteto, urbanista e escritor – Brasil
Arquiteto, urbanista e escritor, formado pela Universidade de Belas Artes de São Paulo, com pós-graduação na Universidade Politécnica da Catalúnia (UPC), em Barcelona. Como arquiteto atuou em escritórios da cidade de São Paulo, como Fernandes Arquitetos, Sidônio Porto Arquitetos e Luiz Esteves Arquitetura, atualmente dedica–se ao seu próprio escritório (Leonardo Bachiega Arquitetos).

Gabriela Favero
Arquiteta e Urbanista – Brasil
Arquiteta e Urbanista e compõe o trio de mulheres da Bloco B arquitetura, coletivo da cidade de Florianópolis – SC que desenvolve projetos em diversas escalas em busca da transdisciplinaridade no campo ampliado da arquitetura.

Josué Mattos
Co-fundador do Centro Cultural Veras – Brasil
Curador e historiador da arte. Graduou-se e concluiu mestrado em História da Arte e Arqueologia na Université Paris X Nanterre. Concluiu mestrado em Práticas curatoriais, na Université Paris I Panthéon-Sorbonne. Em 2018, foi curador residente no ACAC, Aomori, Japão. Obteve o Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça (2017), ocasião em que assumiu a curadoria do Museu de Arte de Santa Catarina.

Diego Viana
Arquiteto – Brasil
Formado em Arquitetura e Urbanismo com especialização em Interiores, premiado pela 9ª Bienal Internacional de Arquitetura de SP 2011, teve projeto selecionado para a 15ª/16ª edição da Bienal de Arquitetura de Veneza. Foi sócio fundador e head de criação do escritório Urban Recycle, onde permaneceu até novembro de 2018 e se juntou a Floco, em dezembro de 2018, onde ocupa o cargo de Arquiteto sênior.

André Augusto Prevedello
Arquiteto e Urbanista – Brasil
Arquiteto, urbanista e músico. Fundador e diretor do escritório AP Arquitetos em 2010 com projetos e prêmios no Brasil, América do Sul e Europa. Graduado e Mestre pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduado em artes híbridas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Procura manter prática e pesquisa caminhando juntas.

Fernando Azevedo
Arquiteto e Urbanista – Brasil
Arquiteto e Urbanista pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, Presidente Prudente. Especialista em Plantas Ornamentais e Paisagismo pela Universidade Federal de Lavras/MG. Arquiteto no Departamento de Projetos da Prefeitura de Limeira/SP. Professor no curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Integradas Einstein de Limeira. Desenvolve ainda projetos como autônomo em escritório próprio.

Paula Cabral
Arquiteta e Urbanista – Brasil
Arquiteta e Urbanista formada em 2006 pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP). Desde 2007 é Servidora Pública Efetiva na Prefeitura do Município de Limeira, estado de São Paulo, desenvolvendo projetos para construção e requalificação de espaços públicos, planos de intervenção no espaço urbano e projetos urbanísticos.

João Souza e Silva
Diretor da APlanet – Brasil
Administrador pela PUC-Rio (2007). É Diretor da APlanet, empresa de tecnologia que desenvolve soluções para sustentabilidade e para os ODS. Mestre em Administração Pública pela Columbia University, e em Administração de Políticas Públicas pela FGV/EAESP. Foi Oficial das Nações Unidas em Timor-Leste entre 2008 e 2011.

Brasil

Organização

Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) – Comissão de Política Urbana

Parceiros

Cities Alliance
APlanet
Observatório Metropolitano ODS