21 de Outubro

A Agenda 2030 na Arquitetura e Urbanismo Brasileiro: Desafios em tempos de pandemia – ODS 4 e 16

Evento ao vivo


18h30 Brasília | 20h30 Cabo Verde | 21h30 Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 22h30 Angola | 23h30 Moçambique


Facilitação gráfica: Rodrigo Marques

Descrição

Após um longo e difícil processo de seleção, diante de mais de 80 inscrições, foram selecionados 51 projetos/planos que representarão a arquitetura e o urbanismo Brasileiros na publicação “Guia IAB para a Agenda 2030”. O evento reunirá cada um dos projetos escolhidos pela Comissão Editorial. Foram selecionados três projetos/planos por ODS - para dialogar sobre suas experiências dentro de cada ODS e os desafios de projetar em tempos de pandemia, com moderação de especialistas em cada tema. Os projetos/planos que representarão os 17 ODS no Brasil foram selecionados por uma Comissão Editorial composta por representantes de entidades de classe, setor privado e ONGs.

Moderação

Cadu Nunes-Ferreira
Vice Presidente da ABEA – Brasil
Vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo – ABEA, membro do COSU/IAB-RJ e Coordenador do DOCOMOMO Rio. Doutor em Urbanismo e Arquiteto pela UFRJ, Mestre em Crítica de Arquitetura e Design pela Parsons School. Docente desde 1992 e (atual) da Universidade Veiga de Almeida (UVA), onde já atuou como Reitor, do Centro Universitário IBMR e do PLE2020 na FAU-UFRJ.

Painelistas

Ricardo Aguilar
Arquiteto – Brasil
Graduado pela Universidade de São Paulo. Arquiteto da área de projeto de edificações com atuação no Banco Itaú, Marcelo Suzuki Arquitetura e Urbanismo, Arcadis Logos e em colaboração com outros escritórios da capital. Atuou na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano no projeto dos 16 novos CEUs da cidade de São Paulo (2012-2016).

Igor Cortinove
Arquiteto e Urbanista – Brasil
Arquiteto e urbanista pela Universidade Anhembi Morumbi (2005). Colaborou com o escritório Def Projetos entre 2004 e 2011. Desenvolveu projetos com a equipe do Una Arquitetos de 2011 a 2014. Atualmente faz parte do Departamento de Projetos da Prefeitura de São Paulo, EDIF-SIURB, responsável pelos projetos dos equipamentos públicos municipais.

Keila Costa

Arquiteta e Urbanista – Brasil
Arquiteta e Urbanista pela Universidade de São Paulo em 1995. Entre 1996 e 1990 colaborou com Paulo Mendes da Rocha + MMBB. Em 2000 concebeu o estúdio +K ARQUITETOS onde atua em Projetos Urbanísticos, Arquitetônicos, Restauros, Cenográficos e de Objetos, principalmente no setor público, institucional e terceiro setor.

Jordana Zola
Arquiteta e Urbanista – Brasil
Arquiteta e Urbanista, mestre e doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, com atuação voltada para os processos de infraestruturação urbana. Docente no Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário SENAC. Arquiteta Titular em Transversal EAU, onde desenvolve projetos de arquitetura e estudos técnicos para reestruturação urbana, premiados em diversas ocasiões.

Brasil

Organização

Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) – Comissão de Política Urbana

Parceiros

Cities Alliance
APlanet
Observatório Metropolitano ODS