26 de Outubro

A Agenda 2030 na Arquitetura e Urbanismo Brasileiro: Desafios em tempos de pandemia – ODS 9 e 10

Evento ao vivo


18h30 Brasília | 20h30 Cabo Verde | 21h30 Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 22h30 Angola | 23h30 Moçambique


Descrição

Após um longo e difícil processo de seleção, diante de mais de 80 inscrições, foram selecionados 51 projetos/planos que representarão a arquitetura e o urbanismo Brasileiros na publicação “Guia IAB para a Agenda 2030”. O evento reunirá cada um dos projetos escolhidos pela Comissão Editorial. Foram selecionados três projetos/planos por ODS - para dialogar sobre suas experiências dentro de cada ODS e os desafios de projetar em tempos de pandemia, com moderação de especialistas em cada tema. Os projetos/planos que representarão os 17 ODS no Brasil foram selecionados por uma Comissão Editorial composta por representantes de entidades de classe, setor privado e ONGs.

Moderação

Patrícia Trinta
Arquiteta e Urbanista – Brasil    
Arquiteta e urbanista, com mestrado em arquitetura e urbanismo. Começou a trabalhar no Instituto da Cidade, órgão responsável pelo planejamento urbano de São Luís, em 2007. Especialista em Geoprocessamento, foi coordenadora do Sistema de Informação Urbanística da Cidade. Atualmente é superintendente de Pesquisa do INCID, professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Pitágoras.  

Painelistas

Anita Freire, Carolina Sacconi, Otávio Sasseron e Tais Freire
GRUPO ][ FRESTA coletivo interdisciplinar – Brasil   
Formado em 2009, o Grupo ][ Fresta é formado por três arquitetos e uma socióloga [Anita Freire, Carolina Sacconi, Otávio Sasseron e Tais Freire], atuando em projetos arquitetônicos e socioculturais. O produto final é a arquitetura e, para esta materializar- se, há sempre um trabalho interdisciplinar de investigação e envolvimento por meio de processos participativos com a comunidade local para qual o projeto será destinado.

André Czitrom    
Sócio da Magik J – Brasil    
Empreendedor social e CEO da Magik JC, incorporadora que desenvolve projetos Minha Casa Minha Vida no Centro de São Paulo com arquitetura e design. É formado em Engenharia pelo Mackenzie e pós-graduado em História da Arte pela Faap. A empresa é certificada pelo Sistema B, rede global que certifica empresas que geram benefícios socioambientais em suas áreas de atuação    

Leonardo Nakaoka    
Arquiteto urbanista – Brasil    
Arquiteto e Urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAUUSP – em 2005. Desenvolve há 8 anos projetos de edificações de uso público e privado na SIAA. Colaborou com o escritório Apiacás Arquitetos em projetos de edifícios públicos e restauro de escolas do FDE entre 2011 e 2012; com a assessoria técnica Usina em projetos habitacionais em mutirão autogerido entre 2011 e 2014.

Brasil

Organização

Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) – Comissão de Política Urbana

Parceiros

Cities Alliance
APlanet
Observatório Metropolitano ODS