24 de Outubro

A cidade que queremos: vamos reconstruir melhor e com foco na diversidade

Evento ao vivo


15h Brasília | 17h Cabo Verde | 18h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 19h Angola | 20h Moçambique


Facilitação gráfica: Alessandra Matteo

Descrição

A "Série de Diálogos", criada pelo ODS RN, busca pensar no contexto dos espaços das cidades e comunidades, para fomentar boas práticas que colaborem para o desenvolvimento sustentável e melhorias frente à situação emergencial. Dialogar esta temática também consiste em pensar sobre a acessibilidade e a dimensão do empoderamento econômico das mulheres, bem como na inclusão das pessoas com deficiências ao mercado de trabalho. Estas questões são relevantes para transformação social e construção de espaços mais colaborativos, inclusivos, resilientes e pacíficos para que ninguém seja deixado para trás. Nesse sentido, buscar-se-á compreender o atual cenário, suas consequências e compartilhar ideias para um futuro melhor e sustentável.

Moderação

Kalianne Lima
Internacionalista e Diretora Executiva do ODS RN – Brasil
Formação em Relações Internacionais com atuação profissional em missões e gestão de projetos internacionais no eixo Europa-Ásia, Diretora Executiva do ODS RN, Coordenadora Nacional da Rede Internacional Promotores ODS no Brasil e representante em delegações brasileiras de jovens lideranças em plataformas de diálogos associadas às Nações Unidas e ao G20. 

Jeyce Scott
Internacionalista e Colaboradora ODS RN – Brasil
Internationalista, mestranda em Ciência Política e Relações Internacionais e Coordenadora do Programa de Educação para Democracia da Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia.

Painelistas

Wanderleya Farias
Professora Adjunta do Departamento de Economia da UFPB – Brasil
Professora Adjunta do Departamento de Economia da UFPB, vice-coordenadora do projeto de extensão sobre as condições de inserção da mulher no mercado de trabalho para promover igualdade de gênero e integrante do projeto internacional LATWORK América Latina.

Louize Oliveira
Advogada, especialista em direito empresarial e fundadora da SafePlace – Brasil
Advogada, com experiência em cooperativismo financeiro. Reconhecida como jovem destaque no prêmio Valuable Young Leaders 2017, promovido pela Eureca e Harvard Business Review Brasil. Desenhou o projeto de criação de uma aceleradora de negócios no Brasil, deu origem à Embryo Inovação (parceria com Sicoob e Sebrae) e a SafePlace que foi uma das startups finalistas do SDG Tech Awards Brasil.

Débora Seabra
Professora na educação infantil (Escola Doméstica de Natal) – Brasil
Professora auxiliar na educação infantil (Escola Doméstica de Natal) e primeira professora com síndrome de down do Brasil e da América Latina, tendo representado as pessoas com síndrome de down na Conferência Mundial da ONU.

Dulciana Dantas
Assistente social e psicopedagoga – Brasil
Assistente social, pedagoga e psicopedagoga com mestrado e doutorado em educação de pessoas com necessidades especiais. Possui mais de 20 anos de experiência na área e é orientadora pedagógica de Débora Seabra, acompanhando-a em seus processos de formação profissional. É fundadora do Espaço D e do Projeto GAS - Grupo de Atendimento Socioeducativo -, desenvolvido junto a pessoas, jovens e adultas, com deficiência intelectual. 

Christiane Aquino Bonomo
Diplomata e co-fundadora do Movimento Down, foi Presidente do Comitê para Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Ministério das Relações Exteriores – Brasil
Formada em Direito pela Universidade Católica de Salvador, tem MBA pela University of Bridgeport-CT cursos executivos pela Georgetown University e Harvard University. Em 2018, foi uma das 20 líderes selecionadas no Brasil pra o curso Women Leadership da Columbia University. Morou 8 anos nos EUA, onde adquiriu conhecimento sobre políticas públicas para inclusão escolar e laboral de pessoas com deficiências. Com a experiência que adquiriu na área de comércio exterior, onde atua há 17 anos, inclusive como Assessora da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX) de 2017-2019, lidera iniciativa para promover a importação de produtos de acessibilidade sem aplicação de imposto pelo Movimento Down em parceria com o Escritório de Advocacia Cescon Barrieu. Coordenou a atuação do Movimento Down, também em parceria com o Cescon Barrieu, na ação do STF aberta pela Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (COFENEM) que questionou a possibilidade de denegação de matrícula para alunos com deficiência em escolas privadas no Brasil. É mãe de Vito (10 anos; 5ª série da Escola das Nações em BSB; Síndrome de Down, Apraxia e Epilesia) e Lara (8 anos; 3ª série).    

Intérpretes de Libras

Liliane Guerra
Psicóloga, especialista em Saúde Coletiva, tradutora/Intérprete de Libras. Professora tradutora/intérprete de libras da Secretaria de Educação de Pernambuco. Discente do curso de letras/Libras (UFPB).

Jefferson Pereira da Silva Costa
Graduação em Letras Libras (UFSC), Especialização em Libras (UNIVERSO). Coordenador do curso técnico em tradução e interpretação de Libras (ETEASD). Coordenador de pós-graduação em Libras (UNIFIP)e em Educação Especial (UNIFIP).

Brasil

Organização

Vanessa K L Santos
(ODS RN por Wopeen: Diplomacia Civil e Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável)

Parceiros

Espaço D
SafePlace
Mulheres Conectadas
Carolina Lisboa
Raíssa Cunha
Jaiara Araújo
Mariana Saraiva
Keylla Guerra
Leila Holmes
Jeyce Scott