28 de Outubro

A Requalificação como Instrumento de Valorização das Comunidades

Evento ao vivo


8h Brasília | 10h Cabo Verde | 11h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 12h Angola | 13h Moçambique


Descrição

Programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidades – PRRA: Instrumento de Valorização das Comunidades – Eixos Temáticos e Impactos Socioeconômicos.

Moderação

Carlos Silva
Engenheiro Civil – Cabo Verde
Presidente Conselho Administração da Infraestruturas de Cabo Verde (ICV, SA).

Ireneu Vaz
Engenheiro e Administrador Executivo – Cabo Verde
Administrador Executivo das Infraestruturas de Cabo Verde SA.

Painelistas

Luis Morreira
Engenheiro e Diretor de Obras e Manutenção (ICV) – Cabo Verde
Director de Obras e Manutenção – Infraestruturas de Cabo Verde, SA; Licenciatura – Engenharia Civil – Instituto Politécnico de Tomar; Gestor de Projecto – Ministério das Infra-Estruturas, do Ordenamento do Território e Habitação; Gestor dos Projectos, no âmbito do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades – PRRA nos Municipios da Ilha de Santiago, Praia, Cabo Verde.

Yara Fernandes
Gestora de Projectos ICV – Arquiteta Mestre – Cabo Verde
Arquiteta na Direção de Projetos e Concursos (DPC) da Infraestruturas de Cabo Verde (ICV, SA). Mestrado Integrado em Arquitetura, pela Universidade de Lisboa – Faculdade de Arquitetura, Lisboa, Portugal. Internship no Gabinete Maurício Dos Santos Arquitectos e na Câmara Municipal da Praia – Gabinete de Urbanismo, Programa de Regularização de Assentamentos e Construções Irregulares no Município da Praia (CMP – PRACIMP). Arquiteta Estagiária nos Gabinetes Zinho Antunes Planeamento e Arquitetura, Lda. e César Freitas Arquitetos. Gestora de Projetos na Empresa Betabrand, Lda. Arquiteta no Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação – Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (MIOTH - PRRA).

Pedro Delgado
Gestor de Projectos – ICV – Arquiteto – Cabo Verde
Arquiteto e Urbanista (ESBAL-Lisboa- 1978-1983). Mestre em Urbanismo (UFRJ-PROURB-2005-2007-Brasil). Diretor Geral do Ordenamento do Território-Cabo Verde (2007-2010). Diretor de Serviço de Projetos-DGI (2011-2013). Assessor da Ministra MIOTH (2016-2018). Gestor de Obras-ICV-Reabilitação dos Edifícios Religiosos e Patrimoniais.

Christopher Oliveira
Engenheiro/Gestor Projectos – ICV – Cabo Verde
Engenheiro Civil na Direção de Obras e Manutenção (DOM) da Infraestruturas de Cabo Verde (ICV, SA). Mestrado em Engenharia Civil em Estruturas e Construção pela Universidade Lusofona de Humanidade e Tecnologias, Lisboa, Portugal. Engenheiro Civil / Inspetor no Projecto de Desenvolvimento do Sistema de Abastecimento de agua na ilha de Santiago – Nippon Koei latin America Caribbean CO.LTD. Engenheiro Civil / MIOTH – Elaboraçao de Orçamentos de Obras Municipais de Projetos Municipais e de Habitaçao, Fiscalizaçao e vistoria de obras, Assistencia tecnica às obras, Assessoria técnica na area de Construção Civil, Análise e licenciamento de Projetos – CMP.

Antonio Nascimeto
Engenheiro Civil – Cabo Verde
Gestor de Projeto na empresa ICV – Infraestruturas de Cabo Verde, SA. Diretor Geral das Infra-estruturas do Ministério das Infra-estruturas e  Economia Marítima (atual Ministério das Infra-estruturas , Ordenamento do Território e Habitação). Presidente da Extinto Gabinete de Reconstrução da Ilha do Fogo aquando da Erupção Vulcânica de 2014. Vogal não executivo  do Extinto Núcleo de Gestão do Estádio Nacional. Atual Bastonário da Ordem dos Engenheiros Técnicos de Cabo Verde “OETCV”. Consultor da Federação Cabo-verdiana de Futebol e da Federação Internacional de Futebol, “FIFA”.

Nuno Flores
Coordenador Outros Bairros – Portugal
Portugal, Braga, 1979. Licenciado em arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Especialista em Reabilitação de Assentamentos Humanos na América Latina e Africa pelo Instituto para a Cooperação e Habitabilidade Basicad da Universidade Politécnica de Madrid. Docente no Mestrado Integrado em Arquitectura da M_EIA, Instituto Universitário Arte tecnologia e Cultura, em Cabo Verde, entre 2012 e 2014. Doutorando em Educação Artística na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Desde 2005 até 2018 trabalhou nas áreas de arquitectura e urbanismo em Portugal e Brasil, nomeadamente, em levantamentos de favelas no Rio de Janeiro (Brasil), no Metro do Porto (Portugal), no Parque Escolar (Portugal), entre outros. Actualmente é coordenador da Iniciativa OUTROS BAIRROS, em Cabo Verde, cujo objectivo é fazer a reabilitação urbana de três áreas informais do Mindelo a partir do modo de vida da população local.

Cabo Verde

Organização

Infraestruturas de Cabo Verde (ICV)