23 de Outubro

Artes, Literaturas, pandemias e comunidades

Evento ao vivo


14h Brasília | 16h Cabo Verde | 17h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 18h Angola | 19h Moçambique


Descrição

A literatura e a arte permitem refletir sobre cidades, comunidades, habitação e pandemia, nas diferentes realidades das periferias do Brasil ou do mundo. A importância da produção cultural produzida e realizada nesses espaços leva a reflexão e pesquisa sobre vozes marginais na literatura, em especial a escrita feminina, mas também a música, a arte, os modos de ser e dizer que alimentam a economia criativa que valoriza a comunidade. A exposição Paraiso Ocupado, por sua vez, mostra a especulação imobiliária na zona oeste do RJ e como ela impactou na qualidade da habitação, da mobilidade urbana, do trabalho, da saúde, com o crescimento desordenado que trouxe mudanças, tendo foco documental e investigativo.

Moderação

Ohana Boy
Pós Doutoranda PPCULT-UFF – Brasil
Pós-Doutoranda em Cultura e Territorialidades pelo Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT-UFF), Doutora em Comunicação (PPGCOM-UFF), Mestre em Cultura e Territorialidades (PPCULT-UFF), Produtora Cultural (UFF), é participante do Grupo de Estudos sobre Comunicação, Cultura e Sociedade (GRECOS). Professora Substituta no Departamento de Artes e Estudos Culturais do Centro Universitário de Rio das Ostras da UFF.

Painelistas

Ana Enne
Docente do PPCULT-UFF – Brasil
Phd em Comunicação (PPGCOM-UFF), Doutora e Mestre em Antropologia (UFRJ), graduada em Comunicação Social (PUC). Docente do Mestrado em Cultura e Territorialidades (PPCULT) Coordena o LAMI e o GRECOS (Grupo de Estudos sobre Comunicação, Cultura e Sociedade). É membro do Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento (LACED).

Anélia Pietrani
Coord.NIELM-FL/UFRJ – Brasil
PhD em Literatura pela UFF e com estágio pós-doutoral em Literatura Comparada (Indiana University – EUA). Professora Associada de Literatura Brasileira da Faculdade de Letras - UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas - UFRJ. Doutora e Mestre em Letras – Literatura Comparada pela UFF. Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Mulher na Literatura (NIELM-FL/UFRJ).

Érica Peçanha
Pesquisadora do IEA-USP – Brasil
Phd em Educação (USP), Mestra e Doutora em Antropologia Social pela USP, Graduada em Sociologia e Política pela FESPSP. Autora de Vozes marginais na literatura e coautora de Polifonias marginais. Pesquisadora de pós-doutorado da USP e do Grupo de Pesquisa das Periferias – IEA/USP. Supervisora geral do Projeto Democracia, Artes e Saberes Plurais.

Fernanda Mulin
Coordenadora do Projeto LODS – Brasil
Doutoranda em Literatura (UFF), Mestre em Direito, Especialista pelo DELNET, OIT-ONU, foi professora da Pós de Direito Privado da UFF e coordenou cursos de Pós-Graduação em Direito na Universo. Trabalhou no Ministério da Saúde e no Observatório de Saúde (FMS-Niterói). Escritora com publicações em 12 países e premiação na sede da UNESCO em Paris. Coordena o Projeto LODS.

Ingrid Hapke
Phd Universidade de Hamburgo – Alemanha
Phd em Cultura e Mídia lusófona pela Universidade de Hamburgo; Mestre em estudos de romance e antropologia histórica pela Universidade de Freiburg. Foi pesquisadora convidada da USP, UERJ, UFRJ. Tradutora e autora de artigos. Como membro fundadora do coletivo cultural Urban Artitude promoveu a I Semana de Literatura Marginal da Alemanha com poetas das periferias Brasileira e alemã.

Wouter Osterholt
Artista Holandês – Holanda
Formado em Belas Artes pela Rietveld Academy de Amsterdam, trabalha e vive em Berlim. Realizou cerca de 80 exposições em diversos países, como Holanda, Inglaterra, Alemanha, Egito, Turquia, Rússia, Áustria, Finlândia, Brasil, EUA, Islândia, Dinamarca e outros e tem publicação em 30 catálogos. Paraíso ocupado já foi apresentado na Bienal de São Paulo, no Rio de Janeiro e Holanda.

Paula Machava
Docente UniLurio – Moçambique
Doutoranda em Estudos Feministas – Universidade de Coimbra – Portugal. Assistente Universitária – Unilúrio –Moçambique; Mestre em Educação – Universidade Pedagógica; Licenciada em Linguística e Literatura –Universidade Eduardo Mondlane – Moçambique; Foi Oficial de Género no Fórum das Organizações Femininas do Niassa. 

Brasil, Moçambique

Organização

Projeto LODs