7 de Outubro

Bairros autoproduzidos: compartilhando vivências, reflexões e práticas
entre Cidade da Praia, Luanda e Rio de Janeiro

Evento ao vivo


15h30 Brasília | 17h30 Cabo Verde | 18h30 Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 19h30 Angola | 20h30 Moçambique


Facilitação gráfica: Francine Lopes

Descrição

O evento seguirá o formato de roda de conversa entre investigadores com perfil de ativistas sociais e/ou políticos, isto é, envolvidos em ações de transformação emancipatória dos bairros autoproduzidos onde atuam. O tema será o dos caminhos para essas transformações, tendo como base a avaliação das experiências em curso, e tendo em conta, especialmente, o contexto de superação da COVID-19 e de seus efeitos socioeconômicos e sobre o desenvolvimento urbano. A abordagem primará pela troca de experiências, por sua avaliação crítica e pela reflexão em torno das metodologias mais adequadas para projetos transformadores. O foco recairá sobre a atuação das organizações de base e movimentos de caráter local.

Moderação

Maria João Teles Grilo
Arquiteta e Urbanista – Angola
Licenciatura em Arquitectura, Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, 1984. Doutoramento em Urbanismo, Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, 2014 – presente. Fundadora e administradora do atelier METAPOLIS – Planeamento, Arquitectura e Consultoria.

Painelistas

Hugo Maia
Arquitecto e Psicólogo Social – Angola
Doutorando em Arquitectura Universidade Tóquio; Arquitecto e Mestre Arquitectura pela Faculdade Arquitectura Universidade Técnica de Lisboa; Psicólogo com espec. em
Psicologia Social e das Organizações, ISPA Lisboa. Encontra-se a realizar o seu Doutoramento sobre a Urbanidade de Luanda e os seus Musseques. É Vice presidente Associação KALU e membro da Associação Angolana de Saúde Mental.

Cesaltina Abreu
Engenheira Agrónoma, Doutora em Sociologia – Angola
Com 45 anos de carreira, é desde 2010 Docente e Chefe do Departamento de Sociologia da Faculdade Ciências Sociais, Universidade Agostinho Neto, e Pesquisadora e co-coordenadora do LAB, Laboratório de Ciências Sociais e Humanidades, Universidade Católica Angola Membro de diversas associações e redes: AILPcsh, Observatório Direito Alimentação, WATERLAT, FreedomUnited, Avaaz, Ferroviário Angola.

Redy Wilson Lima
Investigador, Etnógrafo e Professor – Cabo Verde
Formado em Sociologia (ULHT e FCSH-UNL, Portugal) e doutorando em Estudos Urbanos (FCSH-UNL e ISCTE-IUL, Portugal). É investigador não doutorado do CICS.NOVA.FCSH (Portugal), investigador colaborador do CEsA/CSG/ISEG-ULisboa (Portugal), membro do CODESRIA (Dakar) e da Associação Portuguesa de Antropologia – APA (Portugal) e professor assistente convidado no Instituto Superior de Ciências Jurídica.

Alex Ferreira Magalhães
Jurista e Pesquisador – Brasil
Doutor em Planejamento Urbano e Regional. Pós-Doutoramento no Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra. Professor na UFRJ, no Programa Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional e Graduação em Gestão Pública. Livros publicados: O Direito das Favelas (Letra Capital, 2013) e Sociologia do Direito: o pluralismo jurídico em Boaventura de Sousa Santos (Ed. UFRJ, 2014). Diretor do LEDUB.

Brasil, Angola, Cabo Verde

Organização

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR)

Parceiros

KALU – Associação do Naturais, Residentes e Amigos de Luanda
Laboratório de Ciências Sociais e Humanidades, da Universidade Católica de Angola – UCAN
Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais, Cidade da Praia, Cabo Verde