22 de Outubro

Boas práticas de Engajamento e Monitoramento de Políticas Públicas

Evento ao vivo


15h Brasília | 17h Cabo Verde | 18h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 19h Angola | 20h Moçambique


Facilitação gráfica: Alessandra Rosa

Descrição

É possível integrar diferentes setores de planejamento para o estabelecimento do cicloturismo em espaços urbanos? Nós acreditamos que sim, especialmente quando aprendemos com as boas práticas de engajamento de diversos setores da sociedade (academia, empresas, governos e sociedade civil) para buscarem soluções que impulsionem as políticas públicas de mobilidade urbana, saúde e turismo sustentável, apontando caminhos possíveis para cidades inclusivas, resilientes e saudáveis. A atividade está comprometida com a Agenda 2030, em especial, com os ODS 3, 11, 12, 13, 15 e 17.

Moderação

Juliana DeCastro
Bióloga – Brasil
Bióloga especialista em Planejamento e Gestão Ambiental, Mestre em Eng. de Transportes e Coord. Mobilidade Sustentável (Planett). Desenvolve pesquisas, sobre desenvolvimento integrado do território e gestão da mobilidade em áreas urbanas e turísticas.

Painelistas

Luiz Saldanha
Turismólogo – Brasil
Turismólogo, Mestre em Eng. de Transportes e Coord. de Sustentabilidade Turística (Planett). Atua em projetos e pesquisas relacionados à mobilidade sustentável, ao turismo de base comunitária e ao uso público em Unidades de Conservação. Sua linha de pesquisa é direcionada à processos de governança para o desenvolvimento regional, pautando as análises de impactos socioeconômicos e ambientais.

Yuriê Baptista César
União dos Ciclistas do Brasil (UCB) – Brasil
Geógrafo e mestre em engenharia urbana. Ciclista urbano desde criancinha. Atualmente coordena a construção da Estratégia Nacional de Promoção da Mobilidade por Bicicleta e é coordenador do grupo de trabalho de políticas públicas da União dos Ciclistas do Brasil (UCB).

Alexandre Lorenzetto
Biólogo – Brasil
Biólogo, Mestre em Gestão de Áreas Naturais Protegidas e Sócio diretor da SACIS -Soluções Ambientais com Inovação e Sustentabilidade, empresa que desenvolve projetos de consultoria ambiental voltados à conservação da natureza e monitoramento de visitação em áreas protegidas, além de projetos relacionados ao monitoramento de mobilidade ativa (pedestres e bicicletas) nas cidades.

Zé Lobo
Brasil
Usuário da bicicleta, consultor especializado na promoção do uso de bicicletas, Diretor Geral e Fundador da organização Transporte Ativo. Vencedor de diversos prêmios no Brasil e no exterior dentre eles o Cycling Visionary Awards (2013) é também diretor para América Latina da World Cycling Alliance (WCA), rede de líderes globais em defesa de bicicletas que representam organizações.

Sheila Hempkemeyer
ABCiclovias – Brasil
Está pesquisadora do campo da educação, acredita ruidosamente que precisamos formatar uma outra relação com a Terra. Atualmente integra a ABCiclovias e é Conselheira da Região Sul na UCB. Carrega consigo percursos formativos na psicologia, costura, se construindo ativista pela bicicleta, feminista, antiespecista, antirracista, anticolonialista, etc.

Roberta Giraldi Romano
Engenheira Ambiental – Brasil
Engenheira Ambiental (PUCPR), Doutora e Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR), pesquisadora de pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (FURB), membro do Núcleo de Políticas Públicas (NPP/FURB) e Núcleo de Ecossocioeconomias (NEcos/UFPR).

Brasil

Organização

Núcleo de Planejamento Estratégico de Transportes e Turismo (Planett/UFRJ)

Parceiros

Transporte Ativo (TA)
Associação Blumenauense Pró-Ciclovias (ABC)
Universidade de Blumenau (FURB)
Secretaria de Turismo de Blumenau (SECTUR)
Caminhos do Sertão