7 de Outubro

Carta-Aberta à Sociedade e aos/às Candidatos/as nas Eleições 2020: Um projeto de cidades pós-pandemia

Evento ao vivo


19h Brasília | 21h Cabo Verde | 22h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 23h Angola | 00h Moçambique


Descrição

A “Carta-Aberta à Sociedade e aos (às) Candidatos (as) nas Eleições Municipais de 2020 – Um projeto de cidades pós-pandemia”, tema norteador do evento, busca o compromisso de futuros e futuras gestores municipais com a construção de cidades mais saudáveis, inclusivas, seguras e resilientes, pensando especialmente na recuperação dos territórios no cenário pós-pandemia. Além do foco territorial, a carta aborda ainda a relação das cidades e das pessoas com o espaço de moradia, que nesse período de pandemia evidenciou as carências habitacionais de parcela significativa da população. O evento integra a programação “quartas do IAB/RS #emcasa”.

Moderação

Bruna Suptitz
Jornalista / @pensaracidade – Brasil
Bruna Fernanda Suptitz é jornalista formada pela PUCRS (2013). Cursa Ciências Sociais na UFRGS e especialização em Direito Ambiental e Direito Urbanístico na FMP. Desde 2019 desenvolve o projeto de comunicação "pensar a cidade", que compartilha informações sobre a cidade e o planejamento urbano por meio do Jornalismo. Assina a coluna semanal Pensar a cidade no Jornal do Comércio de Porto Alegre.

Painelistas

Cláudia Pires
Arquiteta e Urbanista / IAB/MG – Brasil
Cláudia Pires é Arquiteta Urbanista, Especialista, Mestre e Doutoranda em Planejamento Urbano e Regional, professora, Ex-Presidente do IAB MG, Conselheira e co-Coordenadora da Comissão de Política Urbana do IAB e GT ODS. Colunista da CBN BH.

Rafael Passos
Arquiteto e Urbanista / IAB/RS – Brasil
Rafael Passos é Arquiteto e Urbanista pela UFRGS (2007) e sócio no escritório Mãos Arquitetura. Mestrando em Planejamento Urbano pelo Propur/UFRGS. Presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul gestão 2017/2019 e 2020/2022.

Eleonora Lisboa Mascia
Arquiteta e Urbanista / FNA – Brasil
Presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (UFRGS) e mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA. Ingressou em 2000 na Caixa Econômica Federal, onde hoje está como coordenadora técnica da Gerência de Habitação. Tem passagem pelo Governo do Estado da Bahia e pelo Conselho Nacional das Cidades.

Brasil

Organização

Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS)