27 de Outubro

Carta Brasileira para Cidades Inteligentes

Evento ao vivo


10h30 Brasília | 12h30 Cabo Verde | 13h30 Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 14h30 Angola | 15h30 Moçambique


Facilitação gráfica: Myrian Castello

Descrição

Apoiar a promoção de padrões de desenvolvimento urbano sustentável, que levem em conta o contexto brasileiro da transformação digital nas cidades, é a finalidade central da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes. Iniciado em agosto de 2019, o processo de construção coletiva do documento contou com 3 Oficinas Colaborativas e mais de 200 pessoas envolvidas e ligadas a instituições de diversos setores. A partir disso, alcançou-se um documento que expressa uma agenda pública brasileira para Cidades Inteligentes e a formação de uma Comunidade que a fomenta e a implementa baseada em uma visão comum. O evento apresentará a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes e promoverá discussão sobre o seu processo de construção e as perspectivas de sua implementação.

Moderação

Sarah Habersack
Assessora Técnica na GIZ/Projeto Andus – Alemanha
Especialista de mudança organizacional, desenvolvimento urbano e transformação digital. Possui um mestrado de Ciências do Desenvolvimento Internacional e um mestrado de Desenvolvimento Organizacional e Coaching. Trabalhou no setor urbano na Índia, Europa e no Brasil por mais de 12 anos e agora é assessora técnica da GIZ do projeto Andus, onde insere a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes.

Painelistas

Ana Paula Bruno
Analista de Infraestrutura no Ministério do Desenvolvimento Regional – Brasil
Graduada e Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela USP, com mais de 18 anos no setor público, tanto em nível local como nacional, em temas de política urbana. Desde 2010, é servidora do Governo Federal, com atuação no MCidades e no Ministério do Desenvolvimento Regional, onde exerceu, entre janeiro de 2019 e junho de 2020 a função de Coordenadora-Geral de Apoio à Gestão Regional e Urbana.

Laís Araújo
Coordenadora-Geral de Apoio à Gestão Regional Urbana do Ministério do Desenvolvimento Regional – Brasil
Graduada e Mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco, com experiência no setor público. Analista de Gestão – Economista da Companhia Brasileira de Trens Urbanos, com atuação nas áreas de pesquisa de mobilidade urbana, planejamento e orçamento. Está à frente da Coordenação-Geral de Apoio à Gestão Regional e Urbana, desde julho de 2020, atuando nos temas de desenvolvimento urbano.

Daniela Schettino
Coordenadora-Geral de Projetos de Infraestruturas para Telecomunicações do Ministério das Comunicações – Brasil
Graduada e Doutora em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal de Minas Gerais, com experiência tanto no setor público quanto no privado. Especialista em Regulação da ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações, está à frente da Coordenação-Geral de Infraestruturas do Ministério das Comunicações desde 2019, atuando em diversos programas de Inclusão Digital.

José Gontijo
Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações – Brasil
Desde 2019, Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital – DECTI, da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação – SEMPI, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação - MCTIC. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília, com especialização em Gestão Pública em Ciência e Tecnologia. Desde 2009, é servidor de carreira do MCTI.

Daniela de Cássia Sa
Prefeita do Município de Monteiro Lobato (SP) – Brasil
Prefeita pelo segundo mandato do município paulista de Monteiro Lobato. É presidente da Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo. Atua como diretora da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e da Associação Paulista de Municípios (APM). É representante do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) e conselheira política do Instituto Alziras do Rio de Janeiro.

Brasil

Organização

Ministério do Desenvolvimento Regional

Parceiros

Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Ministério das Comunicações