20 de Outubro

Cidades Pós-Covid-19: Inteligência Fiscal e Ambiental para o DesenVolvimento Sustentável

Evento ao vivo


17h Brasília | 19h Cabo Verde | 20h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 21h Angola | 22h Moçambique


Descrição

Debater propostas concretas para as cidades superarem a crise, por meio de ações fiscais e ambientais inteligentes. Em termos fiscais, visa-se uma tributação inteligente, sustentável e circular, Smart "Tax" City, vinculada à tributação ambiental, ao fortalecimento da tributação local, à tributação imobiliária, à tecnologia para a tributação e à tributação da tecnologia. Em termos ambientais, a análise e reconhecimento do conceito de Saúde Única, que considera a saúde pública como um equilíbrio necessário entre a saúde humana, a dos animais e do meio ambiente. A significativa diminuição de emissões de gases de efeito estufa durante o lockdown que mudou as imagens de satélite e levantou dúvidas sobre as medidas tomadas contra as mudanças climáticas. A sustentabilidade que passou a ser diferencial em processos produtivos e posturas empresariais, onde o mercado financeiro super valorizou os chamados green bonds, títulos que usam os recursos captados para financiar projetos sustentáveis.

Moderação

Maria Fernanda Messagi
Advogada – Brasil
Advogada atuante em Direito Socioambiental e Agronegócio; Especialista em Direito Processual Civil; Sócia do Escritório Pineda e Krahn.

Luiza Furiatti
Advogada e Consultora – Brasil
Advogada e Consultora; Mestre em Direito Socioambiental e Sustentabilidade pela PUCPR; Especialista em Direito Ambiental e Direito Administrativo; Membro das Comissões de Pacto Global e de Direito Ambiental da OABPR; Professora; Palestrante; Autora do Livro Sustentabilidade Urbana: Estudo de Impacto de Vizinhança; Sócia do Escritório Pineda e Krahn.

Painelistas

Cintia Fernandes
Procuradora do Município de Curitiba – Brasil
Doutora em Gestão Urbana (PUCPR); Mestre em Direito do Estado (UFPR); Procuradora do Município de Curitiba; Presidente da Comissão de Direito à Cidades da OABPR; Vice-presidente da Comissão de Direito Urbanístico do Conselho Federal da OAB; Professora do Lincoln Institute of Land Policy (MA-EUA); do IBET; da ABDCONST; do UNICUTITIBA e do Programa Nacional de Capacitação das Cidades.

Samanta Pineda
Advogada – Brasil
Advogada atuante especialista em Direito Socioambiental; Habilitada como coordenadora de Gestão Ambiental pela DGQ da Alemanha; Professora convidada do MBA da FGV de São Paulo e de Brasília e do INSPER/SP; Palestrante Nacional; Colaboradora da Revista Exame; Colunista do Jornal Terra Viva; Apresentadora do programa Ação Sustentável no Agromais do grupo Band.

Brasil

Organização

Cintia Estefania Fernandes

Parceiros

Samanta Pineda