22 de Outubro

Cidades sustentáveis: uma nova realidade pós pandemia da COVID-19

Evento ao vivo


17h Brasília | 19h Cabo Verde | 20h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 21h Angola | 22h Moçambique


Descrição

A pandemia de coronavírus afetou os grandes centros urbanos e os pequenos municípios de forma diversa. As cidades menores se mostraram extremamente vulneráveis aa COVID-19 em razão da menor disponibilidade e capacidade de seus serviços de saúde. É necessário que o poder público invista em infraestrutura urbana e serviços de saúde nos territórios mais vulneráveis além de outras ações.

Moderação

Maria das Dores Nogueira
Doutora em Educação pela UFMG – Brasil
É doutora em Educação, pela Universidade Federal de Minas Gerais - Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social. Doutorado Latino Americano em Educação (2019). Possui mestrado em Educação-Políticas de Ensino Superior, pela UFMG (1999); especialização em Avaliação e Problemas Regionais, pela Universidade Federal do Pará; graduação em Pedagogia pela UFMG.

Painelistas

Marquinho Lemos
Deputado Estadual (ALMG) – Brasil
Deputado estadual, vice-presidente da Comissão de Assuntos Municipais e membro efetivo da Comissão de Cultura da ALMG. Foi prefeito por três mandatos de Carbonita/MG, e teve como marca de suas administrações o planejamento urbano e a implantação do projeto “Carbonita – Cidade do Futuro”. Presidiu a Amaje, coordenou o Programa Luz para Todos e integrou os Comitês de Bacias Hidrográficas.

Paula Zacarias
Analista de Programas (ONU-Habitat | Brasil) – Brasil
Arquiteta e Urbanista (UFAL), Especialista em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística (UnB) e em Direito Urbanístico e Ambiental (PUC Minas). Analista de Programas do ONU-Habitat desde 2017, atuando no projeto de cooperação técnica com o Governo do Estado de Alagoas, para os temas relacionados à habitação social, desenvolvimento de capacidades e comunicação e engajamento comunitário no contexto da pandemia da COVID-19.

Brasil

Organização

Conselho de Arquiteta e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG)

Parceiros

Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (ASBEA-MG)
Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Minas Gerais (IAB-MG)
Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Minas Gerais (SINARQ-MG)