23 de Outubro

Cidades sustentáveis: uma nova realidade pós pandemia da COVID-19

Evento ao vivo


17h Brasília | 19h Cabo Verde | 20h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 21h Angola | 22h Moçambique


Descrição

A pandemia de coronavírus expôs ainda mais as grandes vítimas das cidades segregadas. As periferias estão sentindo os prejuízos da pandemia com mais intensidade, pois, muitas vezes, não contam com sistemas de saneamento básico e de abastecimento de água potável. A pandemia abre uma frente de trabalho para a Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social e a classe de arquitetos e urbanistas deve discutir essas questões daqui para frente e passar a atuar com mais afinco junto às pessoas menos favorecidas.

Moderação

Ariel Lazzarin
Arquiteto e Urbanista – Brasil
Arquiteto e Urbanista (FAUED-UFU 2010), Mestre em Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo (PPGAU IAU-USP 2015), Sócio do Estúdio Gola Arquitetura e Urbanismo Ltda, Docente na ESAMC Uberlândia e Conselheiro do CAU/MG (2018-2020).

Painelistas

Regina Lustoza
Studio. R projetos e consultoria – Brasil
Arquiteta urbanista, área de atuação arquitetura, urbanismo e planejamento urbano de municípios de pequeno porte demográfico.

Renata Oliveira
Studio. R projetos e consultoria – Brasil
Arquiteta urbanista, área de atuação: arquitetura, urbanismo e planejamento urbano de municípios de pequeno porte demográfico.

Tiago Castelo Branco
Professor da UFMG e PUC-MG – Brasil
Maquetista, Técnico Industrial em Edificações, Licenciado em História, Especialista em Revitalização Arquitetônica e Urbana, Arquiteto e Urbanista, Mestre em Arquitetura e Urbanismo e Doutorando em Arquitetura e Urbanismo. Sócio-diretor da Maquete Aristides Lourenço e da COAU. Assessor técnico junto aos movimentos sociais pró moradia em BH e região. É professor assistente da EAU-UFMG e da PUC-MG.

Paula Zacarias
Analista de Programas (ONU-Habitat | Brasil) – Brasil
Arquiteta e Urbanista (UFAL), Especialista em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística (UnB) e em Direito Urbanístico e Ambiental (PUC Minas). Analista de Programas do ONU-Habitat desde 2017, atuando no projeto de cooperação técnica com o Governo do Estado de Alagoas, para os temas relacionados à habitação social, desenvolvimento de capacidades e comunicação e engajamento comunitário no contexto da pandemia da COVID-19.

Brasil

Organização

Conselho de Arquiteta e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG)

Parceiros

Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (ASBEA-MG)
Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Minas Gerais (IAB-MG)
Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Minas Gerais (SINARQ-MG)