21 de Outubro

Cidades sustentáveis: uma nova realidade pós pandemia da COVID-19

Evento ao vivo


18h Brasília | 20h Cabo Verde | 21h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 22h Angola | 23h Moçambique


Descrição

A pandemia de coronavírus revolucionou o conceito de viver em coletividade e imprimiu novos hábitos que ficarão incorporados à rotina mesmo após o controle da COVID-19. As mudanças na relação com o trabalho, com a moradia, com os espaços públicos e com espaços de uso coletivo farão parte do futuro das cidades pós-pandemia. A desigualdade social e urbana, a ocupação de espaços públicos e a mobilidade urbana será um grande desafio para gestores, arquitetos, engenheiros, paisagistas e demais profissionais que pensam a cidade.

Moderação

Angélica Alvim
Arquiteta Urbanista e Diretora da FAU-Mackenzie – Brasil
Arquiteta e urbanista pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, mestre e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela FAU USP, professora e diretora da FAU Mackenzie. Líder do grupo de pesquisa Urbanismo e Redes da Universidade Mackenzie. Foi presidente da ANPARQ, coordenadora geral de pós-graduação stricto sensu da UPM e coordenadora do PPGAU FAU Mackenzie.

Painelistas

Maria Águeda Pontes Caminha Muniz
Arquiteta e Urbanista; Secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza – Brasil
Doutora em Arquitetura e Urbanismo, com linha de pesquisa voltada para Urbanização e Políticas Públicas é especialista em Finanças e Gestão Pública. Desde 2013 é Secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (SEUMA). Coordena o Curso de Arquitetura e Urbanismo e leciona a disciplina Propriedade Urbana e Direito à Cidade no Mestrado em Direito do Centro Universitário 7 de setembro (UNI7).

Daniel Montandon
Diretor Arquitetura e Urbanismo UNINOVE – Brasil
Arquiteto e mestre em planejamento urbano e regional, com conhecimento e experiência em planejamento urbano. Atuou na gestão pública nacional e local por 15 anos. Participou da Conferência Habitat III como especialista em habitação e desenvolvimento urbano e consultor do Programo ONU-Habitat em 2019. É Diretor de Arquitetura e Urbanismo na UNINOVE e consultor em planejamento e legislação urbana.

Alain Grimard
Oficial Sênior Internacional (ONU-Habitat | Brasil e Cone Sul) – Brasil
Mestre em Economia pela Universidade de Laval em Quebec. Responsável pelas atividades do ONU-Habitat no Brasil e países do Cone Sul. Trabalhou como Oficial Sênior de Assentamentos Humanos na sede da Agência em Nairóbi e antes de entrar no ONU-Habitat, trabalhou por 20 anos em outras agências da ONU no Caribe e na África.

Brasil

Organização

Conselho de Arquiteta e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG)

Parceiros

Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (ASBEA-MG)
Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Minas Gerais (IAB-MG)
Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Minas Gerais (SINARQ-MG)