29 de Outubro

Concurso de Projeto e Escritório ATHIS: reflexões sobre a produção de habitação social

Evento ao vivo


20h Brasília | 22h Cabo Verde | 23h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 00h (30/10) Angola | 01h (30/10) Moçambique


Descrição

A licitação para construção de habitação de interesse social através das autarquias públicas é algo bem conhecido pelas cidades, no entanto para a produção dos projetos arquitetônico não é usada a mesma estratégia. E o caso dos concursos públicos de projeto que é previsto em lei, mas muito pouco utilizado como processo licitatório. Essa modalidade permite planejar com mais precisão o programa de necessidades do projeto, e consequentemente o bom uso do erário público. Iremos apresentar dois experiências que nos permitirão fazer uma reflexão sobre diferentes metodologias que podem ser abordadas nessa modalidade de contratação de projeto. Uma na cidade do Conde/PB onde uma metodologia que envolveu a participação ativa com a comunidade local permitiu aproximar das demandas dos habitantes da região. A outra, na Ilha de São Vicente/Cabo Verde permitirá abordar reflexões sobre o processo de construção das relações com governo local que teve esse projeto financiado pelo governo português e que influenciava nas tomadas de decisão gerando resultados inesperados.

Moderação

Antonio Farias Jr.
Arquiteto e urbanista – Brasil
Arquiteto e urbanista pela UFPB atuou desenvolvendo projetos e gerenciamento de obras. É especialista em Master em arquitetura e no MBA Projeto, Execução e controle de Estruturas e Fundações e Mestre em Arquitetura e Urbanismo (2019) desenvolvendo um protótipo para consulta automática a índices urbanísticos com uso de BIM e GIS. Docente do Instituto Federal Paraíba já atuou como coordenador de curso e diretor de ensino interino. Coordena o Núcleo de extensão CACTUS_CZ.

Painelistas

Armando Mandy
Arquiteto e Urbanista – Cabo Verde
Arquiteto e Urbanista Cabo Verdiano que fez parte de sua formação acadêmica em João Pessoa/PB pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Sua atual produção arquitetônica tem sido sobretudo em habitacional residencial unifamiliar e multifamiliares onde participou há uns anos atrás junto ao governo local do projeto intitulado "casa para todos" participando de concursos públicos de projeto.

Yuri Duarte
Arquiteto e Urbanista – Prefeitura de Conde/PB – Brasil
É Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba (2012). Foi Membro da Diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento da Paraíba (gestão 2013-2016) e trabalhou na Secretaria Municipal de Habitação da Prefeitura Municipal de João Pessoa entre 2011 e 2014. Atualmente é Coordenador de Habitação da Secretaria de Planejamento na Prefeitura Municipal de Conde/PB.

Brasil

Organização

Centro de Assessoria Comunitária a Tecnologias de Utilidades Sociais (CACTUS_CZ)

Parceiros

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB/Campus Cajazeiras)