15 de Outubro

Conectando gerações, construindo longevidade

Evento ao vivo


15h Brasília | 17h Cabo Verde | 18h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 19h Angola | 20h Moçambique


Descrição

“Conectando Gerações, Construindo Longevidade” é um ciclo de três webinars “Jeitos de viver os novos tempos”, com base no Plano Estratégico do Movimento Longevidade Brasil (MLB) definido em função dos quatro Pilares: Saúde e Bem-Estar; Educação e Cidadania; Trabalho e Empreendedorismo; Tecnologia e Inovação. Webinar 1 – Longevidade (Abertura 14/10/2020). Palestrantes: Carlota Esteves (Fundadora do MLB) – O Movimento Longevidade Brasil; Prof. D,Sc. Alice Ferrucio (Prof. UFRJ) – O Processo de Planejamento do MLB; Prof. M.Sc. Silvia Costa (Pesquisadora e Mentora do MLB) - Habitação e Longevidade. Webinar 2 – Espaços Urbanos de Acolhimento e Socialização (15/Out/2020); Palestrantes: Dra. Virgínia Maffioletti (Centro Dia - IPUB/UFRJ); Carolina Ruiz (Avance Centro Dia); Dra. Karla Giacomim (Frente Nacional das ILPIs); Prof. Luis Jacob (RUTIS- Redes de Universidades Seniores em Portugal).

Moderação

Carlota Esteves
Fundadora do MLB – Brasil
Doutora em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ), Mestre em Planejamento de Transportes (IME/RJ), Engenheira Civil (UERJ). Aposentada, se reinventa como Empreendedora em Negócios de Impacto Social, criando o MLB, em 2017 no Rio de Janeiro para democratizar informações sobre envelhecimento saudável e contribuir para a manutenção do protagonismo das pessoas acima de 50 anos com autonomia.

Painelistas

Virgínia Maffioleletti
Psicóloga do IPUB/UFRJ – Brasil
Psicóloga do Centro para Doença de Alzheimer e Outros Transtornos Mentais na Velhice do Instituto de Psiquiatria (IPUB)da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Especialista em Psicogeriatria e Mestre em Saúde Mental pelo IPUB/UFRJ, Doutoranda em Saúde Mental no Programa de Psiquiatria e Saúde Mental - PROPSAM/IPUB/UFRJ.

Carolina Ruiz
Resp. Técnica do Avance Centro Dia – Brasil
Fonoaudióloga, Pós-Graduada em Saúde do Idoso e Gerontologia Universidade Candido Mendes (UCAM/RJ) – Avance CentroDia para Idosos Ltda.

Karla Giacomin
PhD Geriatra. Coord. FNILPII – Brasil
Doutora em Ciências da Saúde, Coordenadora da Frente Nacional de Fortalecimento à ILPI, Consultora da OMS para Políticas de Saúde e Envelhecimento, Vice- Presidente do International Longevity Centre-Brazil.

Luís Jacob
Presidente da RUTIS(PT) – Portugal
Doutorando em “Sociedade do Conhecimento” pela Univ. Salamanca (Espanha), Membro do Conselho Economico e Social do Estado Português, Presidente-fundador da
RUTIS – Redes de Universidades Seniores em Portugal, desde 2005.

Brasil

Organização

Movimento Longevidade Brasil (MLB)

Parceiros

Associação Brasileira de Startups de Saúde (abssaude) Câmara Empresarial Rio (camarario)