4 de Outubro

Conversas
sobre Arquitetura Humanitária – ARQUITETURA DOS ABRIGOS DE REFÚGIO

Evento gravado


15h30 Brasília | 17h30 Cabo Verde | 18h30 Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 19h30 Angola | 20h30 Moçambique


Descrição

A crise humanitária internacional tem se acentuado nos últimos anos, principalmente em função do grande fluxo de migrações decorrentes de guerras, problemas socioeconômicos, disputas territoriais, conflitos étnico-raciais, desastres ambientais e a atual pandemia da COVID-19. Segundo o relatório do ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) de 2020, atualmente são quase 80.000.000 de pessoas em deslocamento forçado no mundo. As conversas pretendem abordar situações de transitoriedade, integração urbana, políticas de acolhimento e moradia, entre outros temas, com participação de diversos profissionais e pessoas em situação de refúgio. Para fomentar um debate mais amplo sobre arquitetura humanitária, foram organizadas conversas sobre o tema, sob a ótica do campo ampliado, no segundo semestre de 2020, sempre às quintas-feiras às18:30h (horário de Brasília), com transmissão gratuita online pelo Zoom e YouTube.

Moderação

Vera Hazan
Arquiteta e Urbanista, DSc em Urbanismo – Brasil
Supervisora do EMAUDAU (Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo), Coordenadora do LabAH (Laboratório de Arquitetura Humanitária) e Membro da CSVM/UNHCR/PUC-Rio (Cátedra Sergio Vieira de Mello). Coordenadora do evento, tem investido em projetos e pesquisa nesse campo ampliado da arquitetura com o desejo de ampliar o debate na academia e a formação de futuros profissionais para atuação na área.

Painelistas

Fabiano Sartori
Arquiteto ACNUR/ONU – Brasil 
Com mestrado em International Cooperation in Sustainable Emergency Architecture pela Universitat International de Catalunya e pós em Reabilitação Ambiental Sustentável pela
FAU-UnB, hoje atua em Roraima pelo ACNUR Brasil, após experiências de campo na Grécia e no Líbano e pela ONU Habitat na Espanha.

Juliana Coelho
Arquiteta ACNUR/ONU – Brasil
Atua no setor humanitário, estando envolvida com planejamento, design e implementação de abrigos, centros de passagem e recepção/documentação para refugiados no Brasil, plano de contingência, projetos de melhoria de assentamentos informais e apoio técnico através do ACNUR ao Governo Brasileiro em resposta a Situação Venezuela, incluindo a resposta de emergência ao COVID-19.

Brasil

Organização

Laboratório Arquitetura Humanitária (LabAH/EMAUDAU) Cátedra Sergio Vieira de Mello (CSVM/ACNUR/PUC-Rio)

Parceiros

Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB)
Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2021)
Rio 2020 Capital Mundial da Arquitetura
Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU)
Sindicato de Arquitetos do Rio de Janeiro (SARJ)
Centro Carioca de Design (CCD)