24 de Outubro

COVID-19 e o Acesso ao Espaço Público

Evento ao vivo


14h Brasília | 16h Cabo Verde | 17h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 18h Angola | 19h Moçambique


Facilitação gráfica: Maria Luiza Dias Ballarotti

Descrição

O evento almeja discutir as consequências da pandemia da COVID 19 para a sociabilidade, o planejamento e a gestão urbana dos espaços públicos na cidade contemporânea. O objetivo é promover uma reflexão crítica sobre o papel dos espaços públicos como instrumento fundamental de valorização das comunidades e das próprias cidades. Pretende-se instigar o diálogo com os países da África lusófona e a troca de experiências sobre planejamento e gestão e os acontecimentos no cotidiano da vida nas cidades.

Moderação

Márcia Alves Soares
Professora UFMT – Brasil
Bacharel e licenciada em Geografia pela UEPG, mestre pela UFF e doutora em Geografia pela UFPR com período sanduíche no Departamento de Filosofia da Universidade de Évora, Portugal. Docente do Departamento de Geografia da UFMT.

Luis Pippi 
Professor UFSM – Brasil
Arquiteto e urbanista pela Faculdade Integrada Ritter dos Reis, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC, doutor pelo Dep. Landscape Architecture, College of Design, NC State University, Raleigh, EUA. Docente no curso de Arquitetura e Urbanismo e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo da UFSM.

Eloisa Ramos Ribeiro
Professora UEL – Brasil
Arquiteta e urbanista pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina, mestre pela UFSCar-EESCUSP e doutora pela FAUUSP. Docente no curso de Arquitetura e Urbanismo e vice-diretora do Centro de Tecnologia e Urbanismo da UEL.

Glauco Cocozza
Professor UFU – Brasil
Arquiteto e urbanista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestre em Engenharia Urbana pela UFSCar, doutor em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP e pós-doutor pela Universidade de Zaragoza. Docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design e da Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFU.

Luciana Schenk
Professora USP – Brasil
Arquiteta e urbanista, mestre e doutora pela FAU USP e filósofa pela FFLCH USP. Docente no curso de Arquitetura e Urbanismo e da Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo no IAU – USP. Presidente da ABAP/BR.

Painelistas

Alessandro Filla
Coordenador OEP – Brasil
Arquiteto e urbanista, mestre e doutor pela FAU USP, pós-doutorado em Geografia pela UFPR. Docente no curso de Arquitetura e Urbanismo e nos Programas de Pós-graduação em Geografia e em Planejamento Urbano, Coordenador do Observatório do Espaço Público e do Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano da UFPR. Conselheiro do CAU/PR e vice-presidente do Núcleo Paraná e diretor da ABAP/BR.

Débora Faria
Membro OEP – Brasil
Arquiteta e Urbanista pela UTFPR, graduada em Letras pela PUC-PR, mestre em Planejamento Urbano pela UFPR. Pesquisadora no Observatório do Espaço Público.

Soluanny Barbosa
Membro OEP – Brasil
Arquiteta e urbanista pela PUC-PR e mestre pela UFPR). Pesquisadora do Observatório do Espaço Público.

Kauan Lunardon
Membro OEP – Brasil
Bacharel, licenciado e mestrando em Geografia pela UFPR. Pesquisador do Observatório do Espaço Público.

Beatriz Chudzij
Membro OEP – Brasil
Graduanda em Arquitetura e Urbanismo (UFPR). Pesquisadora de Iniciação Científica do Observatório do Espaço Público.

Gabriela Bortolozzo Membro
OEP – Brasil
Bacharel, licenciada e mestre pela UNESP e doutoranda em Geografia pela UFPR. Pesquisadora do Observatório do Espaço Público.

Gláucia Dalmolin
Membro OEP – Brasil
Arquiteta e urbanista, especialista em Projeto e Paisagem Urbana e mestre pela UFPR. Pesquisadora do Observatório do Espaço Público.

Julia Gesser
Membro OEP – Brasil
Arquiteta e urbanista pela FURB e mestre pela UFPR. Especialista em Poéticas Visuais pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Docente no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo na UNICURITIBA.

Brasil

Organização

Alessandro Filla Rosaneli

Parceiros

Luciana Schenk (IAU-USP-SP)
Glauco Cocozza (UFU-MG)
Eloisa Ramos Ribeiro (UEL-PR)
Márcia Alves Soares da Silva (UFMT-MT)
Luis Gilherme Aita Pippi (UFSM-RS)