22 de Outubro

Defensorias Públicas e Cidades Pós-COVID-19: Habitação e Saúde

Evento ao vivo


10h Brasília | 12h Cabo Verde | 13h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 14h Angola | 15h Moçambique


Descrição

A Associação dos Defensores Públicos do Mato Grosso – AMDEP, em parceria com o Projeto LODS, vem debater os desafios e perspectivas das cidades pós COVID-19, em especial diante dos problemas habitacionais e de saúde agravados pela situação atual. O palestrante convidado da Universidade de Bolonha traz a dimensão do problema na Itália e no Brasil, dando base para comparações, reflexões e contribuições ao debate, com a participação de profissionais da Defensoria Pública do Estado do Mato Grosso e da Defensoria Pública do Rio de Janeiro. A união dos diferentes conhecimentos tem como linha condutora a situação habitacional e sua relevância em tempos de pandemia, visto serem determinantes fatores como o local em que se vive para a sobrevivência dos atingidos, além de fundamental a adoção de políticas públicas alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Moderação

Tania Vizeu
Diretora Cultural AMDEP – Brasil
Defensora Pública do Estado do Mato Grosso. Bacharel em Direito pela UFRJ (2001). Diretora Cultural da AMDEP. Integrante da Comissão Nacional de Diversidade Sexual da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP). Proferiu palestras no Curso de Pós-graduação em Direito Privado da UFF, na APAE, na FEAP – MG, dentre outras.

Painelistas

Ardigó Martino
Pesquisador Universidade de Bologna – Itália
Médico, Doutor pela Universidade de Bologna, Membro do Conselho Científico do Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Internacional e Intercultural – Alma Mater Studiorum, da Universidade de Bologna. Especializou-se em Medicina Preventiva (2007) pela Universidade de Bologna. Atua como Professor Visitante Estrangeiro no INISA, UFMS.

Viviane Tardelli
NUTH-DPGE-RJ – Brasil
Coordenadora do Núcleo de Terras e Habitação (NUTH) da Defensoria Pública do Rio de Janeiro. Membro do Coletivo das Mulheres Defensoras Públicas. O NUTH atuou em casos das remoções de favelas, como Vila Autódromo, em interação com as comunidades e movimentos urbanos, e na defesa de moradia de grupos vulneráveis, como no caso da Casa Nem.

João Paulo de Carvalho Dias
Presidente AMDEP – Brasil
Defensor Público do estado do Mato Grosso, atua na Defesa do Consumidor. Tem Especialização em Direito do Consumidor. É Presidente da AMDEP – Associação dos Defensores Públicos do Estado do Mato Grosso.

Fernanda Mulin
Coordenadora do Projeto LODS – Brasil
Mestre em Direito, Especialista pelo Programa DELNET, OIT-ONU, foi professora da Pós de Direito Privado da UFF e coordenou cursos de Pós-Graduação em Direito na Universo. Trabalhou no Ministério da Saúde e no Observatório de Saúde (FMS-Niterói). Escritora com publicações em 12 países e premiação na sede da UNESCO, em Paris. Doutoranda em Literatura Comparada (UFF) e Coordenadora do Projeto LODS.

Brasil

Organização

Associação dos Defensores Públicos do Mato Grosso (AMDEP)

Parceiros

ESDEP
PROJETO LODS