22 de Outubro

Desigualdades socioespaciais, racismos, emergências ambientais e saúde pública em tempos de pandemia

Evento gravado


15h Brasília | 17h Cabo Verde | 18h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 19h Angola | 20h Moçambique


Facilitação gráfica: Juliana Carvalho

Descrição

O Ciclo de Debates RAU+E/UFBA - Ampliando campos de atuação: ideias e práticas contemporâneas em assistência e assessoria técnica no Brasil – se insere no âmbito da pós-graduação lato sensu – Curso de Especialização em Assistência Técnica, Habitação e Direito à Cidade, na implantação da Residência em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia (RAU+E/UFBA) na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia. Visa promover articulações da universidade com a sociedade e comunidades, a partir de questões e temas considerados emergentes para a formação e a atuação no campo da assistência e assessoria técnica em habitação e direito à cidade, frente aos desafios, potencialidades e desdobramentos a partir da pandemia de COVID-19. A temática central desta mesa são as “Desigualdades socioespaciais, emergências ambientais e saúde pública em tempos de pandemia“.

Moderação

Heliana Mettig
Coordenadora RAU+E/UFBA – Brasil
Arquiteta e Urbanista. Professora Dra. na Faculdade de Arquitetura da UFBA, com pesquisa sobre convergências socioecológicas para projetos urbanos de interesse coletivo. Coordenadora do curso de especialização em Assistência Técnica, Habitação e Direito à Cidade (Residência AU+E/UFBA). Coordenadora adjunta do LabHabitar. Membro da Câmara de Resiliência do Painel Climático de Salvador.

Painelistas

Liza Andrade
Professora PPG/FAU/UnB – Brasil
Arquiteta e Urbanista. Líder do Grupo de Pesquisa e Extensão Periférico, trabalhos emergentes e do Grupo de Pesquisa Água e Ambiente Construído. Membro do Núcleo de Política, Ciência, Tecnologia e Sociedade NPCTS/UnB, do BrCidades DF e ONDAS.

Fábio Velame
Professor PPGAU/RAU+E/FAU/UFBA – Brasil
Arquiteto e Urbanista. Mestrado e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo. Pesquisador do Centro de Estudos Afro-Orientais UFBA. Líder grupo de pesquisa EtniCidades: Grupo de Estudos Étnico-Raciais em Arquitetura e Urbanismo. Membro Associação Brasileira de Pesquisadores Negros, da Associação de Pesquisadores Negros da Bahia e da Associação Brasileira de Estudos Africanos.

Elisamara Emiliano
Assistente Social Projeto Multiplicação – Brasil
Assistente Social, Dra. em Arquitetura e Urbanismo, experiência com trabalho social em habitação, planos, programas e projetos no campo das políticas urbanas, consultoria em projetos de responsabilidade social e ambiental, professora RAU+E UFBA, facilitadora do projeto Multiplicação Social.

Camila Aragão
Agente de Saúde/GINGA – Brasil
Conselheira Distrital de Saúde e Diretora Administrativa Financeira do Movimento de Mulheres do Subúrbio Ginga.

Brasil

Organização

Residência em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia