14 de Outubro

Determinantes Sociais da Saúde Urbana

Evento ao vivo



9h Brasília | 11h Cabo Verde | 12h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 13h Angola | 14h Moçambique


Facilitação gráfica: Celina Sakai

Descrição

Apresentar e discutir sobre determinantes sociais da saúde urbana, no formato de painel, o qual será formado por 6 apresentações, seguidas de debate com participação do público. O painel dará ênfase aos processos de saúde-doença com associação mais frequente com a urbanização nos países periféricos. Desse modo, entendemos que as especifidades dos processos sócio-espaciais e históricos de cada cidade tem relação direta com o perfil epidemiológico dos seus habitantes, que demandam intervenções entre os macro e micro determinantes sociais.

Moderação

Clementina Feltmann
Pesquisadora ENSP/Fiocruz – Brasil
Arquiteta e Urbanista e Sanitarista, Mestre em Saúde Pública - Saneamento Ambiental/ENSP/Fiocruz. Atua na área de Saúde Coletiva, com ênfase em saneamento e saúde ambiental; Planos de Segurança da Água-PSA e do Saneamento/PSS. É integrante do GP Saúde Urbana, membro do CEP/ENSP e do GT Água, Saneamento/Fiocruz. É Chefe do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental/ENSP/Fiocruz.

Painelistas

Marcelo Freitas
Pesquisador ENSP/Fiocruz – Brasil
Engenheiro Químico, mestrado em Saneamento Ambiental, doutorado em Ciências da Saúde Pública/ENSP e pós-doutorado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz Atua na área da Saúde Coletiva, nos temas: Avaliação de impactos socioambientais e na saúde; planejamento urbano e saúde, determinantes sociais em saúde urbana.

Jorge Castro
Pesquisador ENSP/Fiocruz – Brasil
Arquiteto e Urbanista, Mestrado em Engenharia de Produto, Doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas, pós-doutorado no PROARQ da FAU UFRJ, Arquiteto da Fiocruz/MS. Líder do Grupo de Pesquisa Saúde Urbana, Coordena o Curso de Especialização em Gestão Urbana e Saúde da ENSP/Fiocruz.

Maria Lúcia Freitas
Professora UFRJ – Brasil
Graduada em Enfermagem e Obstetrícia, mestrado em Mestrado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Ensino em Saúde Coletiva (2012). Especialista em Gestão de Sistema e Serviços de Saúde (ENSP/Fiocruz); Atualmente professor ensino superior da Escola de Enfermagem Anna NeryUFRJ, Trajetória profissional na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Planejamento, Gestão, políticas públicas de saúde.

Augusto Paulo da Silva
Biólogo Fiocruz – Brasil
Biólogo, Mestrado pela Universidade de Kishinev, Moldova, Ex-URSS. Atua no monitoramento do Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (PECS-CPLP) do Centro de Relações Internacionais em Saúde/CRIS/Fiocruz.

Marcelo Guimarães
Pesquisador ENSP/Fiocruz – Brasil
Engenheiro Civil, Mestrado em Engenharia Civil ênfase Geotecnia e Doutorado em Planejamento Ambiental. Pesquisador da Escola NENSP/Fiocruz. atuando nos temas: Saúde urbana, Gestão Urbana, Gestão ambiental da produção, Sustentabilidade, Avaliação do ciclo de vida de produtos, Gestão de resíduos, Gestão de recursos hídricos, Resíduos sólidos, Economia Circular e Geotecnia ambiental.

Brasil

Organização

Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA/ENSP/Fiocruz)

Parceiros

Clementina dos Santos Feltmann
Jorge Azevedo Castro
Marcelo Bessa de Freitas
Marcelo Guimarães Araújo
Marcos Denício Souza
Vinicius Santos Soares