5 de Outubro

Dia Mundial do Habitat – Aula Magna: HABITAÇÃO PARA TODAS E TODoS

Evento ao vivo


11h Brasília | 13h Cabo Verde | 14h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 15h Angola | 16h Moçambique


Facilitação gráfica: Alessandra Matteo

Descrição

O Dia Mundial do Habitat 2020 é uma oportunidade de ampla participação em uma discussão global sobre o impacto transformador da COVID-19 no setor de habitação e de como explorar melhores formas de construir nossas sociedades, potencializando o papel da habitação como catalisador para a progressiva garantia dos direitos humanos e como uma base para o bem-estar das pessoas. As questões relativas à habitação devem estar no centro do desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo. A atual pandemia trouxe à tona o paradoxo da habitação: em uma época em que as pessoas precisam urgentemente de moradia, milhões de apartamentos e casas permanecem vazios. O objectivo geral da Aula Magna é apresentar o panorama global da habitação no mundo lusófono, seus principais desafios, e conceitos sobre habitação inclusiva, acessível e adequadas, além de proporcionar um debate entre especialistas sobre o tema dos países lusónos (Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe).

Moderação

Thomaz Ramalho
Oficial Internacional de Assentamentos Humanos (ONU-Habitat | África Lusófona) – Escritório Regional para África
Oficial Internacional de Assentamentos Humanos do Escritório Regional para África do ONU-Habitat, neste momento baseado em Maputo, Moçambique. Já esteve em posições similares em Luanda, Adis Abeba e Nairóbi, coordenando, elaborando e apoiando o desenvolvimento e a implementação de programas e projetos em Angola, Brasil, Cabo Verde, Etiópia, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe nas áreas de planeamento e desenho urbano, urbanização de assentamentos informais, habitação, políticas urbanas e habitacionais, resiliência urbana, resposta ao COVID-19 e resposta humanitária para migrantes e deslocados. Arquiteto e Urbanista (USP, Brasil), com Mestrado em Planeamento urbano e Desenvolvimento Internacional (IUAV, Itália) e Gestão de Programas e Liderança (UNSSC, Nações Unidas). Foi Professor de Urbanismo na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR, Brasil) e professor voluntário na Universidade Metodista de Angola (UMA, Angola). Foi co-autor ou colaborou em várias publicações do ONU-Habitat em política urbana, planeamento urbano e resiliência urbana.

Painelistas

Claudio Acioly Jr.
Especialista em Habitação e Desenvolvimento Urbano – Brasil
Arquiteto e urbanista, especializado em habitação, urbanização de favelas, e gestão do desenvolvimento urbano com mais de 40 anos de experiência adquiridos em mais de 30 países, onde trabalhou com o gerenciamento e execução de programas de habitação e políticas urbanas junto ao PNUD, Banco Mundial, ONU-Habitat, UNECE, CEPAL, GIZ, DGIS, SNV, Cordaid, União Europeia, entre outras agências. Desde 2004 é professor associado ao Lincoln Institute of Land Policy e coordenador do curso sobre mercados informais e regularização de assentamentos informais na América Latina.

Inês Magalhães
Ex-ministra das Cidades – Brasil
Inês é socióloga e consultora de políticas habitacionais com longa experiência no setor público, tendo atuado em governos locais, estaduais e nacional. Foi Secretária Nacional de Habitação e Ministra do Ministério das Cidades do Brasil, onde trabalhou de 2003 a 2016. Neste período, coordenou 2 importantes programas:  Minha Casa Minha Vida e o
PAC – Programa de Urbanização da Favela, que em seu mandato beneficiou mais de 5 milhões de famílias. Recentemente tem atuado como consultora sênior no Banco Mundial e no ONU-Habitat.

Ana Inglês
Arquitecta e Especialista em Habitação – MINOPOT – Angola
Mestre pela Universidade de Witwatersrand na África do Sul. Funcionária pública no Ministério das Obras Públicas e Ordenamento do Território em Angola. Co-Coordenou o Gabinete Técnico para implementação do Programa Nacional da Habitação e dirigiu o Programa de Habitação Social em Luanda. Esteve à frente dos Departamento Nacionais  de Habitação e de Gestão Fundiária. Paralelamente trabalha na criação de uma associação científica com objectivo de colecta permanente de dados em Luanda, com foco nas dinâmicas rural-urbana, déficit habitacional, transporte inclusivo e integração espacial em colaboração com os seus habitantes e entidades de administração local. Doutoranda pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa em Portugal sob o tema Reabilitação Sustentável de Centros Urbanos  – o caso da Baixa de Luanda.

Pedro Bettencourt
Bastonário da Ordem dos Arquitectos de Cabo Verde – Aquitecto – Cabo Verde
Arquitecto e Urbanista com larga experiência em matéria de Planos Urbanísticos (Ordenamento do Território e Urbanização) e de Projetos de Arquitetura. Coordenou o Projecto de Melhoramento de Bairros Degradados da Praia (PROMEBAD), um projecto da ONU-Habitat e do Governo de Cabo Verde, o maior e o mais importante projecto de intervenção urbana em assentamentos informais jamais realizado em Cabo Verde.

Ildo Baticã Ferreira
Arquitecto e Inspetor Geral do MOPHU – Guiné-Bissau
Director Geral de Habitação e Urbanismo no Ministério das Obras Públicas, Habitação e
Urbanismo, onde coordena a execução da politica do Governo nos domínios de habitação, urbanismo e equipamentos públicos e apoia a implementação do ordenamento do território. Formado na Academia Estatal de Arquitectura e Construção, na Ucrânia.

Anselmo Lourenço Cani
Arquitecto e Secretário-Geral da Ordem dos Arquitectos de Moçambique – Moçambique
É Secretário-Geral da Ordem dos Arquitectos de Moçambique. Ele é Mestre em Gestão de Habitação Urbana e Licenciado em Arquitectura e Planeamento Físico pela Universidade Eduardo Mondlane, onde é professor. Ocupou os cargos, entre outros, de Director do Programa Nacional de Habitação do Ministério das Obras Públicas e Habitação e Chefe do Gabinete Departamento Urbano da Cidade de Maputo.

Luís Cassandra Santos
Engenheiro e Administrador Técnico do IHI – São Tomé e Príncipe
Mestre em Eng. Civil e doutorando em Ciências Políticas, é atualmente Administrador Técnico e membro da Equipa Técnica Coordenadora dos Projetos de Habitação Social promovidos pelo Governo Santomense, no Instituto de Habitação e Imobiliário. É fundador e Presidente do Clube Internacional das ONGs para Cooperação e Desenvolvimento Global “CI-ONG”.

Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe

Organização

ONU-Habitat