28 de Outubro

Diálogos urbanos: da Articulação Interterritorial à Emancipação Popular

Evento gravado


15h Brasília | 17h Cabo Verde | 18h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 19h Angola | 20h Moçambique


Facilitação gráfica: Deiaideias

Descrição

Os coletivos atuantes nas periferias de São Paulo congregam pessoas determinadas a mudar a realidade de territórios urbanos em que as políticas públicas são insuficientes ou ausentes. O enfrentamento da COVID-19 nas periferias da cidade de São Paulo mostrou como a mobilização popular pode ser um instrumento potente de gestão participativa rumo a uma urbanização democrática, inclusiva e sustentável. Mediado por Karolyne Ferreira (COLETIVO IFÈ), Diálogos urbanos: da articulação interterritorial à emancipação popular entrevistará Valquiria Fagundes (COLETIVA FIANDEIRAS), Lennon Farias da Silveira (BLOCO DO BECO) e Daniel Duarte (COLETIVO IFÈ), onde eles irão compartilhar como uniram esforços e potencializaram as ações que já desempenhavam antes da COVID-19, suas visões sobre a valorização da comunidade, políticas públicas e o futuro das periferias pós pandemia.

Moderação

Karolyne Ferreira
Coletivo Ifè – Brasil
Bacharel e licenciada em Geografia (FFLCH-USP) e mestre em Engenharia Civil e Urbana (POLI-USP). Pesquisadora e consultora de planejamento urbano, cidades resilientes. Integrou grupo multidisciplinar e internacional de gerenciamento de riscos de deslizamentos. No Coletivo Ifè atua como pesquisadora e assistente de projetos.

Painelistas

Valquiria Fagundes
Coletiva Fiandeiras – Brasil
Pedagoga, mestre em Educação. Participou de vários movimentos sociais, foi no chão dos diversos territórios, que se formou como educadora popular. Em 2003, implantou um projeto social na favela do Real Parque, importante para a construção de vínculo com a comunidade. Naquele momento foi o início da sua história e relação com as jovens dessa comunidade.

Lenon Farias da Silveira
Bloco do Beco – Brasil
Educador Popular, Produtor Cultural da Associação Bloco do Beco, Produtor Musical e Artístico do Maracatu Baque Atitude, Mestre de Bateria – Bloco do Beco, poeta e militante do coletivo Maloka Socialista, articulador do Fórum Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de M`Boi Mirim e do Fórum Estadual dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de São Paulo.

Daniel Duarte
Coletivo Ifẹ̀ – Brasil
Coordenador de projetos no Coletivo Ifẹ̀. É graduado, mestre e doutor em engenharia elétrica, área em que atua profissionalmente. No Coletivo Ifẹ̀ participa da concepção e execução de projetos voltados à educação, além de articulações estratégicas entre diferentes coletivos. Coordena o Fundo Solidário para Combate aa COVID-19 e é principal articulador da Insurgência Periférica.

Brasil

Organização

Coletivo Ifè

Parceiros

Insurgência Periférica
Coletiva Fiandeiras
Bloco do Beco