22 de Outubro

Educomunicação Socio-ambiental: alternativas para cidades sustentáveis

Evento ao vivo


10h Brasília | 12h Cabo Verde | 13h Guiné-Bissau e São Tomé e Pr��ncipe | 14h Angola | 15h Moçambique


Descrição

A COVID-19 tem mostrado, pela “pedagogia da dor”, a necessidade urgente de mudança de comportamento das comunidades em relação ao meio ambiente. Nesse panorama e no cenário pós-COVID, educação e conscientização das gerações presente e futura possui um valor indiscutível no processo de mudança de atitude, criando alternativas aos problemas trazidos pelo estilo de vida urbana. Assim, esse webinário destinado a educomunicadores, professores, educadores sociais e jovens do Brasil e da África Lusófona, abordará conceitos, princípios e práticas da educomunicação socioambiental em comunidades e nas cidades. Guia prático em Educomunicação Socioambiental.

Moderação

Felismina Silva
UFSM – Guiné-Bissau
Formada em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É pós-graduanda em Educação Ambiental na UFSM. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Econômicas, Sociais e Institucionais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (IFFar\CNPQ).

Painelistas

Elias Djive
ESJ\MZ e UFSM – Moçambique
Doutorando em Comunicação (UFSM). Mestre em Ciência Ciências de Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. É pesquisador e professor nos Cursos de Comunicação na Escola Superior de Jornalismo de Moçambique (ESJ). Membro fundador da Associação de Ciências da Comunicação e Informação de Moçambique (ACICOM). Na pesquisa, atua principalmente na área de educomunicação socioambiental.

Vania Vasconcellos de Oliveira
EMBRAPA\Rondônia – Brasil
Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa, Especialista em Jornalismo Científico (UNIVAP). Pesquisadora na Embrapa em Rondônia, com ênfase em Comunicação e Desenvolvimento Rural, principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento sustentável, educomunicação socioambiental, valorização da sociobiodiversidade amazônica, metodologias participativas.

Rosane Rosa
UFSM – Brasil
Pós-doutora pela Univ. de Coimbra (CAPES). Doutora em Comunicação pela UFRGS (CNPQ). Prof. no Dep.de Comunicação e do Prog. de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Coord. do Acordo de Coop. Internacional entre a UFSM e a Univ. Pedagógica de Moçambique e a Univ. de Cavo Verde. Lidera o GP Comunicação, Educação e Cidadania (UFSM\CNPQ).

Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique

Organização

Rosane Rosa (UFSM)

Parceiros

EMBRAPA
Escola Superior de Jornalismo de Moçambique (ESJ\MZ)