3 de Novembro

Encerramento do Circuito Urbano 2020

Evento ao vivo


10h Brasília | 12h Cabo Verde | 13h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 14h Angola | 15h Moçambique


Facilitação gráfica: Ana Palu

Descrição

O evento de encerramento do Circuito Urbano 2020 encerra a celebração do Outubro Urbano no Brasil e na África Lusófona.

Foram cerca de 200 eventos ao longo do mês de outubro em dezenas de cidades do Brasi e de países da África Lusófona. Esperamos que o Circuito Urbano tenha sido uma oportunidade para o aprendizado, engajamento e compartilhamento de conhecimentos e práticas sobre os mais diversos temas relacionados ao contexto urbano. Acreditamos no Circuito Urbano como uma iniciativa que foca na difusão de conhecimento que, este ano, por acontecer de forma virtual, possibilitou ainda mais o fluxo de informações, sem as fronteiras físicas. Com o intuito de se criar uma memória sobre os eventos realizados e também, democratizar e difundir os debates que tivemos durante o Circuito Urbano, todos eventos estão gravados no canal do Youtube para acesso gratuito de qualquer pessoa, em qualquer lugar mundo, a qualquer hora. Aproveitem!

Participarão deste evento as principais pessoas envolvidas na concepção, planejamento e realização do Circuito Urbano 2020 nos escritórios do ONU-Habitat no Brasil e na África Lusófona (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe). O principal objetivo do último evento do Circuito Urbano é compartilhar com o público sobre o processo de idealização dessa iniciativa e os melhores momentos e aprendizados.

Programação:

• Daphne Besen, Analista de Programas do ONU-Habitat Brasil: Abertura e mediação

Rayne Ferretti Moraes, Oficial Nacional do ONU-Habitat para o Brasil

Bruna Gimba, Assistente de Programas do ONU-Habitat Brasil

Julia Caminha, Assistente de Programas do ONU-Habitat Brasil

Vilmar Luiz, Designer Gráfico do ONU-Habitat Brasil

Marcella Guarneri, Gestora de Programa Associada do ONU-Habitat na África Lusófona

Julia Rabêlo, Analista Júnior de Desenvolvimento Urbano Sustentável do ONU-Habitat Guiné-Bissau

Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Angola, Moçambique

Organização

Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos

Moderação

Daphne Besen
Analista de Programas (ONU-Habitat | Brasil)
Graduada em Relações Internacionais pela PUC-Rio, Mestra em Sociologia Urbana pela UERJ e Especialista em Política e Planejamento Urbano pelo IPPUR/UFRJ. Desde 2017 é Analista de Programas do ONU-Habitat em Maceió – envolvida principalmente com temas de segurança urbana, espaços públicos e gênero. Tem experiência com diferentes governos locais no Brasil, paradiplomacia e direito à cidade.

Painelistas

Rayne Ferretti Moraes  
Oficial Nacional (ONU-Habitat | Brasil)  
Graduada em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Metodista Bennett. Mestre em Relações Internacionais pela PUC-Rio. Trabalha há 15 anos no ONU-Habitat e, desde 2011, é Oficial Nacional para o Brasil, sendo responsável pelos programas e projetos implementados no país. Lecionou no Curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Metodista Bennett (2008/2013).

Bruna Gimba  
Assistente de Programas (ONU-Habitat | Brasil)  
Graduada em Relações Internacionais pela UFRJ, pós-graduanda em Cidades, Política Urbana e Movimentos Sociais pelo IPPUR/UFRJ. Assistente de Programas do ONU-Habitat no Brasil, atua em projetos de desenvolvimento urbano sustentável e coordena a iniciativa anual do Circuito Urbano. Coordenadora para América Latina na Oxford Urbanists. Tem experiência em cooperação internacional e descentralizada, igualdade de gênero e direitos humanos nas cidades.

Julia Caminha  
Assistente de Programas (ONU-Habitat | Brasil)  
Doutoranda do curso de Pós-Graduação em Geografia da PUC-Rio e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Espaço e Metropolização (NEPEM). Mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ. Bacharel e Licenciada em Geografia pela UFF. Especialista em Políticas Territoriais no Estado do Rio de Janeiro, pela UERJ, e em Política e Planejamento Urbano, pelo IPPUR/UFRJ. Estagiou no escritório do Rio de Janeiro do ONU-Habitat, onde atualmente atua como Assistente de Programas.


Vilmar Luiz 
Designer Gráfico (ONU-Habitat | Brasil)  
Designer gráfico com 18 anos de experiência criando para marcas e organizações internacionais no Brasil, África do Sul, Tanzânia, Holanda e Áustria. Desde 2015, trabalha exclusivamente para a ONU. Já implementou projetos em treze línguas, em mais de 40 países, para UNDP, UN Women, UNICEF, UNHCR, UNCDF, UNV, UNOCHA e UNODC. Dedica boa parte de sua vida profissional ao trabalho voluntário.

Marcella Guarneri  
Gestora de Programa Associada (ONU-Habitat | África Lusófona)
Arquiteta e Urbanista (PUC-PR, Brasil), Gestora Pública (UENP, Brasil) e Mestre em Desenvolvimento e Gestão Urbana e Especialista em Gestão de Infraestruturas para Cidades Verdes (IHS, Países Baixos). Desde 2016, apoia o desenvolvimento urbano sustentável de diversos países africanos, em programas e projetos relacionados à habitação, políticas urbanas e planeamento e desenho urbano. Gestora de Programa Associada do ONU-Habitat do Escritório Regional para a África.

Julia Rabêlo  
Analista Júnior de Desenvolvimento Urbano Sustentável (ONU-Habitat | Guiné-Bissau)  
Licenciada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília, com Mestrado em Restauração e Reabilitação Arquitetônica pela Universitat Politécnica de Catalunya. Analista Júnior em Desenvolvimento Sustentável do ONU-Habitat, tendo atuado em Cabo Verde e na Guiné-Bissau.