27 de Outubro

Encontro de Pensadores Urbanos Alagoas (EPUAL) 2020

Evento ao vivo


15h Brasília | 17h Cabo Verde | 18h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 19h Angola | 20h Moçambiquea


Facilitação gráfica: Joyce Cavalcante e Maria Clara Rodrigues

Descrição

O Encontro de Pensadores Urbanos Alagoas (EPUAL) é um espaço de troca de ideias sobre os problemas e potencialidades de Maceió com a comunidade acadêmica, sociedade civil e setor público do estado. A 1ª edição ocorreu em 2019 com eixos sobre mobilidade urbana, direito à cidade e resiliência urbana. A edição virtual de 2020, por mais que perca o fator – encontro físico – não vai deixar de proporcionar um espaço fértil para que alagoanos, alagoanas e tod@s demais interessados troquem, compartilhem e, principalmente, pensem sobre a Maceió que queremos. O objetivo do evento deste ano é retomar as questões levantadas nos eixos do EPUAL 2019, com convidados(as) que participaram dessa edição, mas agora com o pano de fundo da COVID-19. A abordagem interdisciplinar conduzida pelo tema da pandemia vai nos fazer olhar para a cidade com as lentes das diversas disciplinas.

Moderação

Daphne Besen
Analista de Programas (ONU-Habitat) – Brasil
Formada em Relações Internacionais pela PUC-Rio, Mestra em Sociologia Urbana pela UERJ e Especialista em Política e Planejamento Urbano pelo IPPUR/UFRJ. Desde 2017 trabalha como Analista de Programas do ONU-Habitat em Maceió. No ONU-Habitat coordenou a pesquisa sobre segurança urbana, espaços públicos e gênero e as Auditorias de Seguranças das Mulheres em Alagoas.

Renan Silva
Chefe de Segurança no Trânsito do Detran-AL e Professor da UNIT-AL – Brasil
Arquiteto e Urbanista, Especialista em mobilidade urbana, Doutorando em desenvolvimento urbano pela UFAL. Chefe de Segurança no Trânsito do Detran-AL e Professor da UNIT-AL.

Painelistas

Jessica Helena de Lima
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – Brasil
Professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) na área de Engenharia de Transportes. Engenheira Civil e de Produção, Doutora em Engenharia Civil na área de transportes pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Difunde ciência também pelo perfil do Instagram @atransportista e seu podcast. Além de pensar cidades, também gosta de cultura, dançar frevo, tocar pandeiro e pintar.

Diana Helene
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFAL – Brasil
Professora de Planejamento, Urbanismo e Paisagismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFAL. O direito à cidade tem sido seu tema de pesquisa e militância há 15 anos. Nesse campo, trabalha com estudos de gênero desde 2010 quando iniciou seu doutorado, que ganhou o prêmio Capes de melhor tese em Planejamento Urbano e Regional. Criadora do blog FeminismUrbana, sobre feminismo e cidade.

Érica Rocha
Alagoas Cultural – Brasil
Graduanda em Relações Públicas pela UFAL, atua com comunicação nos campos da cultura, das artes e na concepção e gestão de projetos culturais. É Co-fundadora do Alagoas Cultural, que propõe ressignificar lugares, proporcionar vivências e apresentar formas do turista e alagoano(a) se inserir no contexto local por meio de experiências que estimulem a exploração de sentidos e novas sensações.

Evelyn Gomes
LabHacker – Brasil
Nascida em Arapiraca-AL, é Diretora e boba da corte do LabHacker – Laboratório que atua nos pilares de política, arte e tecnologia com pedagogias de autonomias. Graduada nas ruas de SP, Gestora Cultural e Terapeuta Social, estudiosa da cultura de paz, cria e coordena projetos territoriais. Como ativista, atuou nos coletivos Baixo Centro e ônibus hacker.

Diego Rodrigues
UNIT-AL – Brasil
Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos com estágio "Sanduíche" no Centro de Estudios Demográficos, Urbanos y Ambientales do Colégio de México. É Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente da UNIT-AL.

Brasil

Organização

Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat)

Parceiros

UNIT-AL
DETRAN-AL
Instituto Ideal