14 de Outubro

Entre conceitos e práticas: Direito à Cidade, Habitação e Trabalho Social

Evento ao vivo


18h Brasília | 20h Cabo Verde | 21h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 22h Angola | 23h Moçambique


Facilitação gráfica: Ilka Correia

Descrição

Na emergência de um futuro urbano melhor, o trabalho social é uma ponte direta com os territórios populares, por isso, é estratégico que esteja articulado aos princípios do Direito à Cidade e a ODS 11, sabe-se que os recursos disponíveis para essas ações sociais são inadequados para o atendimento dos objetivos dos próprios programas, mas a gênese da mobilização social e da resiliência, presentes em profissionais e ativistas de diversos seguimentos, mantem como pauta central das políticas urbanas, a garantia do Direito à Cidade. O webinário, por meio de uma abordagem multidisciplinar com profissionais das áreas de serviço social, arquitetura e direito, trará um debate sobre conceitos e práticas da dimensão do Direito à Cidade e fortalecimento social no trabalho social. Uma rodada de diálogos e reflexões sobre conceitos e metodologias, aplicados nas ações junto às populações afetadas por grandes intervenções urbanas, e ou incluídos em programas e projetos habitacionais.

Moderação

Thaís Rosa
Professora FAUFBA e da Residência AU+E/U – Brasil
Arquiteta e urbanista, professora da FAUFBA e da Residência AU+E/UFBA – Especialização em Assistência Técnica, Habitação e Direito à Cidade, pesquisadora associada do PPGAU/FAUFBA, coordenadora do grupo de estudos Urbanidades Liminares e integrante da Rede Moradia – Assessoria. Atuou junto à Teia - casa de criação e Usina – ctah.

Painelistas

Elisamara Emiliano
Assistente Social – Multiplicação Social – Brasil
Assistente Social, Dra. em Arquitetura e Urbanismo, experiência com trabalho social em habitação, planos, programas e projetos no campo das políticas urbanas, consultoria em projetos de responsabilidade social e ambiental, professora RAU+E UFBA, facilitadora do projeto Multiplicação Social.

Maria Gorete Borges Figueiredo
Coordenadora SS – UCSAL/BA – Brasil
Assistente Social, Doutoranda, Mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano, experiência em gestão de Políticas de Assistência Social. Coordenadora e Profa. Dos Cursos de Serviço Social e Pedagogia na UCSAL. Voluntária em trabalho com Migrantes e Refugiados.

Heliana Mettig
Coordenadora RAU+E/FAU/UFBA – Brasil
Arquiteta e Urbanista. Doutora em Arquitetura e Urbanismo com pesquisa em Convergências Socioecológicas para projetos urbanos de interesse coletivo. Professora na Faculdade de Arquitetura da UFBA. Coordenadora do curso de especialização em Assistência Técnica, Habitação e Direito à Cidade (Residência em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia – RAU+E/UFBA). Coordenadora adjunta do LabHabitar.

Valter Almeida
Advogado, Professor FACEMP – Brasil
Advogado, Mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano pela UNIFACS, professor na FACEMP/BA, especialista em direito urbanístico e ambiental pela PUC/Minas, possui experiência na seara do Direito Urbanístico, tendo realizado diversas consultorias no campo das políticas setoriais urbanas e de meio ambiente.

Brasil

Organização

Elisamara Emiliano (Multiplicação Social) 

Parceiros

Maria Gorete Borges Figueiredo (UCSAL BA)
Valter Almeida (FACEMP)