23 de Outubro

Experiências de assistência e assessoria técnica no contexto da pandemia

Evento gravado


15h Brasília | 17h Cabo Verde | 18h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 19h Angola | 20h Moçambique


Descrição

O Ciclo de Debates RAU+E/UFBA – Ampliando campos de atuação: ideias e práticas contemporâneas em assistência e assessoria técnica no Brasil – se insere no âmbito da pós-graduação lato sensu - Curso de Especialização em Assistência Técnica, Habitação e Direito à Cidade, na implantação da Residência em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia (RAU+E/UFBA) na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia. Visa promover articulações da universidade com a sociedade e comunidades, a partir de questões e temas considerados emergentes para a formação e a atuação de arquitetos, urbanistas, engenheiros e profissionais de áreas afins, tendo como temática central desta mesa as "Experiências de assistência e assessoria técnica no contexto da pandemia".

Moderação

Akemi Tahara
Professora RAU+E/FAU/UFBA – Brasil
Baiana, nikkei da terceira geração, arquiteta e urbanista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em Conforto Ambiental e Sustentabilidade (UNIME) e mestre em Ciências da Engenharia pela Universidade de Mie – Japão. Professora da Residência AU+E e da Faculdade de Arquitetura da UFBA. Pesquisa o bambu no doutorado junto às atividades de extensão do Grupo Tectônica.

Painelistas

Juan Moreno
Professor EPUFBA/Geocombate – Peru/Brasil
Arquiteto e Urbanista. Doutor em Engenharia de Transportes COPPE-UFRJ. Professor associado no Dept. de Engenharia de Transporte e Geodesia e Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da UFBA. Coordenador Grupo de Pesquisa CETRAMA, Centro de Pesquisas em Transporte e Meio Ambiente. Pesquisador do Observatório das Metrópoles, INCT–OM. Membro da Rede Ibero-americana de pesquisa RedPGV e do ELTIS.

Marcella Viana
Professora EPUFBA/Geocombate – Itália/Brasil
Bacharel em Ciências Ambientais. Mestre em Engenharia Ambiental Urbana (UFBA). Professora no Dept. de Engenharia de Transportes e Geodesia. Pesquisadora em Logística Urbana e Geoprocessamento (PPEC/DETG/EPUFBA). Desenvolveu o mapeamento comunitário na península de Itapagipe junto ao Comitê Comunitário Virtual de Monitoramento das Ações de Enfrentamento da COVID-19 nos bairros populares de Salvador.

Márcio Costa
Professor DAU/UFS – Brasil
Arquiteto e Urbanista graduado pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (turma 1988), mestre pela UFRGS e doutor pela FAU-USP. Desenvolve pesquisa, extensão e ensino relacionados à Habitação Popular. Atualmente é professor na FAU/UFS, coordenador do Escritório Modelo TRAPICHE e professor visitante RAU+E/UFBA.

Heloisa Rezende
Professora DAU/UFS – Brasil
Arquiteta e Urbanista graduada e mestra pela FAU-USP. Pesquisa em Habitação de Interesse Social e Planejamento Urbano. Atuou na assessoria técnica Usina-CTAH e como gestora pública em prefeituras de municípios da Região Metropolitana de SP com Urbanização e Regularização Fundiária em assentamentos de moradia popular. Atualmente é docente do Depto de Arquitetura e Urbanismo da UFS.

Isabela Pinheiro
Assessora Técnica Popular/EMAU Trapiche – Brasil
Técnica em Edificações pelo IFS, e ex presidente do Grêmio Herbert de Sousa. Estudante de Arquitetura e Urbanismo da UFS, onde constrói o EMAU Trapiche e o Movimento por Uma Universidade Popular, e membro da comissão organizadora do Fórum Popular de Assessoria Técnica Popular do Nordeste.

Ramone Laíse
Pós-graduanda UFBA/Mobiliza RAU+E – Brasil
Urbanista formada pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Graduanda em Licenciatura em Geografia pela Instituição Federal da Bahia – IFBA e Residente da Pós-graduação em Assistência Técnica, Habitação e Direito à Cidade, pela Residência em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia/UFBA. Membro de projetos sociais: Mobiliza RAU+E e projeto foCOVIDas. Militante Negra.

Victor Ferreira
Pós-graduando UFBA/Mobiliza RAU+E – Brasil
Arquiteto e Urbanista pela UFRJ (2019), com intercâmbio realizado na Universidad de Chile em Santiago. Atuou com assessoria técnica desde o início da graduação através de extensão universitária sendo co-fundador do Abricó – Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ. Atualmente é Pós-graduando no Curso de Especialização em Assistência Técnica, Habitação e Direito à Cidade - RAU+E/UFBA.

Luisa Cária
Coletivo Trama – Brasil
Artista multimídia soteropolitana, graduanda em Arte e Tecnologia pela UFBA. Atua junto ao Coletivo Trama, grupo formado por profissionais, pesquisadora/es e estudantes, que trabalha nos cruzamentos entre Arquitetura, Urbanismo, Arte e Comunicação, articulando produções compartilhadas multilinguagens com incidência no campo das lutas urbanas em Salvador junto a movimentos e entidades populares.

Luan Rusvell
Fórum de Assessoria Popular NE – Brasil
Assessor Técnico Popular do Centro de Defesa Ferreira de Sousa/Piauí Ciclista, Arquiteto Urbanista e ativista do movimento popular pelo Direito à Cidade de Teresina.

Aída Pontes
Arquiteta e Urbanista, Diretora LabRua – Brasil
Arquiteta e urbanista pela UFPB, possui mestrado em Engenharia Urbana pela UFPB e doutorado em Planejamento Urbano pela Universidade de Tecnologia de Eindhoven. Atualmente é professora do curso de arquitetura e urbanismo da UniFacisa e diretora do Laboratório de Rua (LabRua), ambos em Campina Grande-PB. Além disso, é Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento Paraíba (IAB-PB).

Brasil

Organização

Residência em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia