6 de Outubro

HABITAÇÃO SOCIAL HOJE E AMANHÃ: políticas e projetos para a cidade existente

Evento ao vivo


9h Brasília | 11h Cabo Verde | 12h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 13h Angola | 14h Moçambique


Descrição

O evento tem como tema a Habitação Social, com foco em políticas públicas e experiências de projeto que visem a produção de habitação segura, confortável, saudável e acessível a todas e a todos na cidade de São Paulo.  As experiências selecionadas (acadêmicas, implantadas ou em processo de implantação) representam as principais abordagens e agentes envolvidos na promoção habitacional contemporânea: políticas e programas públicos; projetos habitacionais novos; projetos de reabilitação de edifícios existentes (retrofit) em áreas centrais; e projetos de requalificação e assistência a residências autoconstruídas em favelas.  Estas abordagens são apresentadas em três palestras de especialistas na área, seguida de roda de conversa envolvendo a moderadora e o público. Enfim, o evento coloca em discussão diferentes alternativas vigentes para a produção de habitação social de qualidade com o objetivo de refletir acerca de ações para o futuro, considerando também os impactos da COVID-19.

Moderação

Elisabete França
Arquiteta e Urbanista – Brasil
Arquiteta e Urbanista pela FAU-UFPR, Mestre pela FAUUSP e Doutora pelo Mackenzie. Elisabete é Secretária Municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo, já foi Secretária de Habitação de São Paulo (2010-2012) e Diretora de Planejamento e Projetos da CDHU (2015-2018). Professora da FAAP e do PECE POLI-USP. Coordenou a equipe que recebeu o Prêmio Scroll of Honours do UN-Habitat em 2012.

Painelistas

Maria Teresa Diniz
Arquiteta e Urbanista – Brasil
Arquiteta e Urbanista pelo Instituto Metodista Izabela Hendrix e Mestre pela Université Pantheón-Sorbonne. Maria Teresa é Chefe da Assessoria Técnica da Secretaria Municipal de Mobilidade de São Paulo e membro da Comissão Temporária de Habitação no CAU-SP. Professora do PECE POLi-USP. Integrou a equipe que recebeu o Prêmio Scroll of Honours do UN-Habitat em 2012.

Monica Dolce
Arquiteta e Urbanista – Brasil
Arquiteta e Urbanismo pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, mestre e doutora pela FAU-USP. Monica Dolce tem experiência de quase duas décadas em habitação de interesse social, é professora na UNIP e proprietária da Dolce Arquitetura e Consultoria Ambiental.

Eduardo Pizarro
Arquiteto e Urbanista – Brasil
Arquiteto e Urbanista, Mestre e Doutor pela FAUUSP. Professor da Universidade São Judas. Pizarro é Embaixador do LafargeHolcim Awards e já desenvolveu pesquisa na Architectural Association Graduate School, em Londres, e na ETH, em Zurique. Ganhador de prêmios como o Jovem Cientista (Brasília, 2012) e o LafargeHolcim Forum Student Poster Competition (Detroit, 2016).

Brasil

Organização

Eduardo Pizarro

Parceiros

Elisabete França
Maria Teresa Diniz
Monica Dolce