29 de Outubro

Horizontes para a política habitacional Brasileira: entendendo o Programa Casa Verde e Amarela

Evento ao vivo


16h Brasília | 18h Cabo Verde | 19h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 20h Angola | 21h Moçambique


Facilitação gráfica: Paulo Farsette

Descrição

O webinário é fruto dos debates organizados em torno do conceito de “Cidades para pessoas, sem fins lucrativos”, que tem orientado a atuação da Comissão de Política Urbana e Habitação (CPU) do IAB DF junto a organizações e entidades da sociedade civil ao longo do ano de 2020. Na busca por consolidar uma agenda para a política urbana baseada na premissa de uma cidade justa e inclusiva como alternativa ao modelo de exploração espacial baseado na obtenção de lucros em detrimento do aumento da qualidade de vida urbana para todos, o ciclo de debates anual da CPU vem consolidando um posicionamento crítico frente às políticas urbanas que incidem no DF e nos municípios do seu entorno. Nesse sentido, o webinário busca apresentar o novo programa habitacional do governo federal, analisar suas relações com o Programa Minha Casa Minha Vida e debater os possíveis desdobramentos frente ao modelo de política habitacional que ele aponta e à realidade das cidades Brasileiras pós-COVID.

Moderação

Thiago Andrade
Arquiteto e urbanista – Brasil
Arquiteto e Urbanista, formado pela UnB em 2004 e pós-graduado em Docência do Ensino Superior pelo IESB em 2009. Foi consultor do IPHAN sobre o Patrimônio Urbanístico de Brasília e Secretário de Gestão do Território e Habitação do Governo do Distrito Federal. Possui escritório próprio na cidade desde 2005, fundando o Atelier Paralelo em 2010. Atualmente é membro do Conselho Fiscal do IAB DF.

Painelistas

Marli Carrara
Conselheira do Conselho Estadual das Cidades e do Conselho Gestor do Fundo Estadual de HIS – Brasil
Pedagoga, Militante do Movimento de Moradia. Membro da Coordenação Nacional da União Nacional Por Moradia Popular. Salvador, Bahia. Conselheira do Conselho das Cidades por 3 mandatos. Membro do Conselho Gestor do Fundo Nacional de HIS - 1 mandato. Atualmente: Conselheira do Conselho Estadual das Cidades- Bahia e do Conselho Gestor do Fundo Estadual de HIS - Bahia e de Salvador.

Helder Melillo
Diretor de Produção Habitacional da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional – Brasil
Ocupante do cargo efetivo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, servidor federal desde 2007, e é Diretor do Departamento de Produção Habitacional da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional. Atua na direção dos programas relativos ao déficit habitacional. É graduado em Comunicação Social, pela universidade de Brasília (UNB) e Pós-graduado em Gestão Pública pela faculdade ILAPE.

Renato Balbim
Pesquisador (IPEA) e Doutor em Geografia Humana (USP) – Brasil
Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA. Doutor em Geografia Humana pela USP e Pós-Doutor pela University of California Irvine (UCI). Foi Professor e Pesquisador visitante da UCI, Diretor de Planejamento Urbano e Coordenador de Reabilitação Urbana do Ministério das Cidades, além de Consultor Sênior da Cities Alliance, entre outras posições.

Isadora Guerreiro
LabCidade – FAUUSP – Brasil
Docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e pesquisadora de Pós-Doutorado junto ao LabCidade da mesma instituição, supervisionada pela Profa. Dra. Raquel Rolnik. É ex-coordenadora do Coletivo Usina - Centro de Trabalhos para o Ambiente Habitado, onde trabalhou em obras em autogestão junto a movimentos populares. É especialista em políticas habitacionais e financeirização da moradia.

Brasil

Organização

Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB/DF

Parceiros

Sindicato dos Arquitetos do Distrito Federal (SINARQ – DF)
Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FENEA)