31 de Outubro

Identidade e Patrimônio Cultural nos Subúrbios Cariocas

Evento ao vivo


15h Brasília | 17h Cabo Verde | 18h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 19h Angola | 20h Moçambique


Descrição

No Rio de Janeiro, a região conhecida como Zona Norte é um território de resistência cultural. Porém, uma lógica depreciativa de seus ambientes foi sendo incorporada à sociedade carioca, principalmente através da escassez de políticas públicas na área. Construir uma visão multidisciplinar dessa região, responde à demanda por ações que possam ser amplificadas e exponham a potência do cotidiano suburbano, que estimulem percepções distintas do ambiente vivido e que sejam capazes de provocar uma transformação na relação entre o indivíduo e a cidade, e entre o indivíduo e o lugar em que habita. O webinário proposto irá analisar primordialmente o que consideramos patrimônio cultural do ponto de vista das identidades suburbanas e quais são as ferramentas para amplificar a sua potência. Em segundo plano, serão abordadas as mudanças que afetam as redes produtivas dos subúrbios no momento da pandemia da COVID-19, levando em conta o contexto de atividades coletivas e os usos do espaço público.

Moderação

Teresa Guilhon
Pesquisadora e gerente executiva do Instituto Contemporâneo de Projetos e Pesquisa – Brasil
Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais pela Fundação Getúlio Vargas/ RJ. Pesquisadora e gerente executiva do Instituto Contemporâneo de Projetos e Pesquisa.

Painelistas

Karol Duarte
Guiadas Urbanas – Brasil
Arquiteta e Urbanista pela UFF. Fundadora e gerente da empresa Guiadas Urbanas.

Justino dos Santos
Historiador – Brasil
Doutor em História Social pela USP, professor e pesquisador do Departamento de História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Autor de "História do lugar: um método de ensino e pesquisa para as escolas de nível médio e fundamental".

Luiz Paulo Leal
Arquiteto e urbanista – Brasil
Arquiteto e urbanista, Mestre em Urbanismo pelo PROURB/UFRJ e arquiteto do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade. Doutorando do Program de Pós-graduação da Escola de Arquitetura e Urbanismo-PPGAU/UFF, recebeu em 2017 o "Prêmio Mauricio Abreu" de melhor dissertação concedido pelo Instituto Pereira Passos.

Maria Celeste Ferreira
Coletivo Instituto Histórico e Geográfico da Baixada de Irajá (IHGBI) – Brasil
Mestre em História/UERJ. Lato Sensu em História, Patrimônio e Cidade (UNICAM/Iuperj-2015), professora nas redes municipal e estadual do Rio de Janeiro. Participante do coletivo IHGBI – Instituto Histórico e Geográfico da Baixada de Irajá

Brasil

Organização

Coletivo Diálogos Suburbanos

Parceiros

Instituto Histórico Geográfico da Baixada de Irajá (IHGBI)
Guiadas Urbanas