31 de Outubro

III Webinário de Cidades Inteligentes do Vale do São Francisco – tarde

Evento ao vivo


14h Brasília | 16h Cabo Verde | 17h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 18h Angola | 19h Moçambique


Descrição

Com foco em cidades inteligentes, o evento comemorativo ao Dia Mundial das Cidades, o III Webinário de Cidades Inteligentes do Vale do São Francisco, contempla debates sobre temáticas urbanas ligados à inovação, mobilidade urbana, dados abertos, planejamento urbano, meio-ambiente e sustentabilidade, habitação, economia circular, economia colaborativa, saúde e educação. Os objetivos do evento são: estimular o engajamento cidadão, promover conexões com a cidade e deixar um legado para os participantes, sejam eles estudantes, startups, universidades, empresas públicas, privadas ou público em geral.

Moderação

Vanderley Gondim
Pesquisador em Cidades inteligentes – Brasil
Possui Licenciatura em Letras – Habilitação Inglês e Português – UPE. Graduado em Gestão de Tecnologia da Informação – UNISUL. Especialização em Redes de Computadores e Segurança da Informação – FRB, Administração de Sistemas de Informação – UFLA e Informática na Educação – UEFS. Doutorando em Informática – Cidades Inteligentes pela Universidade de Évora em Portugal. 

Painelistas

Alexandre Cardeman
CEO do Centro de Operações do Rio de Janeiro (COR) – Brasil
Analista de Sistemas, com Pós-Graduação em Tecnologias de Rede (UFRJ) e MBA em Políticas Públicas (UERJ-EPPG). Atua há mais de 30 anos na área de TI. Em 2010, como Vice-Presidente da IplanRio, trabalhou na implantação e montagem do Centro de Operações Rio. Em 2018, tornou-se CEO do COR, para continuar a integração das ações de operação da cidade, buscando inovar e aprimorar a gestão operacional em conjunto com a sociedade.

Cassiano Ferreira Novo
Especialista em Psicologia do Trânsito e Esporte – Brasil
Docente de Pós-graduação em Gestão de Projetos e Psicologia do Trânsito, Segurança Viária e Cidades Inteligentes. Possui graduação em Psicologia (PUC/PR 2000), Mestrado em Psicologia (UFPR), especialização em Trânsito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Título de Especialista em Psicologia do Trânsito e Esporte pelo Conselho Federal de Psicologia. Diretor de Educação - Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba - 2013, Diretor da Escola Pública de Trânsito Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba 2013/2014/2015. Membro Titular da Câmara Temática de Educação para o Trânsito e Cidadania Gestão 2013/2014.

Cosme Cavalcanti
Arquiteto e urbanista – Brasil
Formado em Arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Pós-graduado em Gestão Ambiental pela Faculdade de Agrimensura da Bahia; Pós-graduando em Projetos e construções sustentáveis pela Universidade de São Paulo (USP); Possui mais de 1.200 citações no site da UNESCO; Fundador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UniFTC em Petrolina-PE.

Clécia Pacheco
Perita Judicial Ambiental – Brasil
Geógrafa (UPE); Perita Judicial Ambiental (GVA/MG); Auditora Ambiental (InBS/SP); Especialista em Auditoria e Perícia Ambiental (Universidade Estácio Sá/SP); Coordenadora de la Rede Iberoamericana del Médio Ambiente (REIMA/Brasil; Doutorado Profissional [em andamento] em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial pelo Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF); Doutorado Acadêmico em Educação (UCSF/AR); Mestrado Acadêmico em Educação (UI - Lisboa/PT); Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental (ITEP/PE); Pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) no Colegiado de Tecnologia em Alimentos. Docente colaboradora do PPGDiDeS - Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido da Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Kiev Santos da Gama
Pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco - Cin (UFPE) – Brasil
Professor Adjunto do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Obteve o doutorado em Ciência da Computação pela Université de Grenoble (2011), com tese focada em dependabilidade em plataformas dinâmicas baseadas em componentes de software. Tem interesse em pesquisa aplicada preferencialmente no contexto de Internet das Coisas e Cidades Inteligentes, e que envolvam as seguintes áreas: Sistemas distribuídos, middleware e engenharia de software baseada em componentes (CBSE). Associado da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Caio Scheidegger
Gerente de Inovação Aberta & Dados do Porto Digital do Recife – Brasil
Advogado e gestor ambiental. Consultor em Projetos de Inovação, Mobilidade, Meio Ambiente, Cientista de dados. Foi Gerente no Laboratório de Inovação Digital em Mobilidade Urbana no Porto Digital. Diretor de Projetos e Pesquisador do Ip.rec. CEO na Start-up Navegue.app - mobilidade hidroviária. Coordenou o Bora - Dados e Mobilidade, apoiado pelo Greenpeace/Brasil. Foi coordenador de Articulação no INCITI/UFPE. Articulador Local do do Aetrapp.org , da ONG WWF. Associado do Instituto Invento - Tecnologias Apropriadas para a Sustentabilidade. Especialista em Direito Ambiental (USCS), Mestrando em Gestão Ambiental (IFPE) e Bacharel em Direito pela UNICAP. Especialista em CopyrightX por Harvard Law. Pesquisador do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Tecnológicos, do Instituto Federal de Pernambuco. Desenvolve pesquisas em inovação aberta. Especialista em negociação, advocacy, articulação. Artista plástico.

Brasil

Organização

Vanderley Gondim

Parceiros

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano