27 de Outubro

Luanda – Urbanidade e Saúde Mental em contexto COVID-19

Evento ao vivo


15h30 Brasília | 17h30 Cabo Verde | 18h30 Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 19h30 Angola | 20h30 Moçambique


Facilitação gráfica: Myrian Castello

Descrição

O evento define-se como uma mesa redonda que reunirá técnicos e investigadores cujo trabalho e reflexão se debruça sobre a cidade de Luanda e a saúde mental dos seus habitantes, com especial enfoque no contexto da COVID-19. Procurar-se refletir acerca da urbanidade luandense, e do modo como as suas contradições infraestruturais; sociais e culturais, poderão ter impacto na saúde mental dos seus habitantes, face ao actual contexto da pandemia. O painel contará com a intervenção de investigadores e ativistas sociais; representantes das associações da sociedade civil angolana (Kalu) – uma associação que luta pela defesa da habitabilidade e cultura da cidade de Luanda e a Associação Angolana de Saúde Mental, cujo projecto "Saúde Mental em linha" tem disponibilizado apoio psicológico telefônico gratuito em contexto da COVID-19.

Moderação

Hugo Maia
Arquitecto e Psicólogo Social – Angola
Doutorando em Arquitectura na Universidade de Tóquio; Arquitecto e Mestre em Arquitectura pela Universidade Técnica de Lisboa. Psicólogo com especialização em Psicologia Social e das Organizações pelo ISPA Lisboa. Actualmente, encontra-se a realizar o seu doutorado sobre a Urbanidade de Luanda e os seus Musseques. Além disso, é vice presidente da Associação KALU e membro da Associação Angolana de Saúde Mental.

Painelistas

Cesaltina Abreu
Agrônoma e Doutora em Sociologia – Angola
Agrônoma, Drª em Sociologia. Dep. Sociologia Fac. Ciênc. Sociais Univ. Agostinho Neto desde 2010; LAB, Univ. Católica Angola desde 2017. Início 1975, Sec Estado Economia, Min Agricultura, Min Planeamento, Gab 1º Ministro, Fundo Apoio Social. Prog Org. Sociedade Civil até 2010. Conf Nacional Sociedade Civil (desde 2007). Associações: AILPcsh, Obser. Direito Alimentação, WATERLAT, FreedomUnited, Avaaz.

José Paulo Nóbrega
Engenheiro Civil – Angola
Engenheiro Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tem desempenhado atividade profissional na empresa Progest – Projetos Técnicos Consultoria e Gestão. É presidente da Associação Angolana de Projetistas e Consultores. Membro da Ordem dos Engenheiros de Angola. Membro da Associação KALU. É voz ativa na reflexão sobre a urbanidade e infraestrutura para a melhoria da qualidade de vida em Angola.

Margarida Silva
Psicológa (Especialização em Psicologia Comunitária) – Angola
Especialista em Psicologia Comunitária, OPP; Coop. e Educ. para Desenvolvimento; Training for Transformation (GRAAL); Mestre Educação Intercultural pela Universidade de Lisboa. Trabalha: cooperação. e desenvolvimento, proj. de Educação, Desenvolvimento Comunitário, Pesquisa e Advocacia Social; Resp. proj. Coop. Portuguesa Formação de prof. Namibe; Agência Piaget Desenvolvimento; colab. MOSAIKO; Membro Associação Angolana de Saúde Mental.

João Caratão
Psicólogo Clínico – Angola
Psicólogo com especialização em Psicologia Clinica. Mestre em Psicologia Clinica pelo ISPA Lisboa. É diretor de Serviço de Psicologia Clínica do Hospital de Benguela. É responsável pelo Gabinete do Utente e Membro do Conselho Científico. Professor de diversas disciplinas do Curso de Psicologia Clínica na Universidade Jean-Piaget no polo de Benguela. É presidente da mesa de assembleia da Associação Angolana de Saúde Mental.

Angola

Organização

Associação dos Naturais, Residentes e Amigos de Luanda (Kalu)

Parceiros

Associação Angolana de Saúde Mental