28 de Outubro

Monumentos Virtuais: Memória, Arte e Tecnologia Colaborativa e Transnacional

Evento ao vivo


18h Brasília | 20h Cabo Verde | 21h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 22h Angola | 23h Moçambique


Facilitação gráfica: Natália Costa Faria

Descrição

Roda de conversa virtual sobre o projeto colaborativo e transnacional de arte e tecnologia “Monumentos Virtuais”, uma parceria entre Brasil e África do Sul. Realização que parte de registros em áudio e vídeo do habitat urbano das cidades Brasileiras de Santa Maria (RS) e Fortaleza (CE), e da cidade sul-africana de Durban. A proposta visa repensar as memórias dos povos envolvidos, experimentando mídias emergentes e formatos expositivos, como projeção em cúpulas de planetários, telas panorâmicas em 360º e vídeo mapping. Agora, “Monumentos Virtuais” reforça a parceria com a cidade de Salvador (BA), abre-se também ao público através das conexões em redes online, valorizando as memórias efêmeras do habitar cotidiano em tempo de pandemia de COVID19. Problematizando as narrativas oficiais e as noções de monumento, com práticas em arte e tecnologia, como um respiro de resistência e revitalização para as cidades dum futuro mundo pós-pandêmico, sob a mediação poética com um olhar contemporâneo.

Moderação

Camila dos Santos
Artista Polivalente – Brasil
Mestranda em Artes Visuais – Arte e Tecnologia (PPGART/UFSM). Graduada em História e Direção Teatral (UFSM) e Roteiro Cinematográfico (IBAV/ECDR, RJ). Integrante do Laboratório Interdisciplinar Interativo (LabInter/UFSM), GPC/InterArtec/CNPq. Produtora e apresentadora do programa Baleiro das Artes (Rádio UniFM 107.9) e da Rádio Bloco. Desenvolve poéticas em Arte, Tecnologia, Comunicação e Ativismo.

Painelistas

Matheus Moreno
Artista Multimídia – Brasil
Doutorando em Artes Visuais – Arte e Tecnologia (PPGART/UFSM). Pesquisador do Laboratório Interdisciplinar Interativo (LabInter/UFSM), GPC/InterArtec/CNPq. Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo (UFN, Santa Maria) e Artes Visuais (UFSM). Autor do projeto “E.F.E.M.E.R.I. Exibições Fulldome e Experiências com Mídias Emergentes em Redes Informacionais”, organizador da mostra anual “EFEMERA Imagem”.

Andreia Oliveira
Professora Doutora da UFSM – Brasil
Doutora em Informática na Educação – Interfaces Digitais em Educação, Arte, Linguagem e Cognição (UFRGS, Brasil). Mestre em Psicologia Social e Institucional, Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais (UFRGS). Artista, pesquisadora e professora do Departamento de Artes Visuais e PPGART/UFSM. Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar Interativo (LabInter/UFSM) e líder do GPC/InterArtec/CNPq.

Bárbara Almeida
Artista Visual – Brasil
Graduanda em Artes Visuais (UFSM). Graduada em Computação Gráfica (Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias). Bolsista PROBIC do projeto “LabInter UFSM-UNICAMP”. Participante do projeto “CODATA - Comunidades Colaborativas de Dados”. Integra o Laboratório Interdisciplinar Interativo (LabInter/UFSM), GPC/InterArtec/CNPq. Membro do Coletivo Feminino de Audiovisual Periférico (Nós, Madalenas).

Wagner Antônio
Artista Audiovisual – Brasil
Doutorando em Artes Visuais – Arte e Tecnologia (PPGART/UFSM). Especialização (em andamento) em Cinema e Audiovisual EAD pela Universidade Estácio de Sá. Graduação em Design de Produto (UFN, Santa Maria). Integra a Acasos Cia. de Dança e Cinelante, investigando entrecruzamentos entre dança e audiovisual. Membro do GP/Arte e Design/CNPq.

Cristiano Severo Figueiró
Professor (IHAC/UFBA) – Brasil
Doutor em Composição Musical (UFBA), Mestre em Música - Composição e Novas tecnologias (UFG) e Bacharel em Música - Violão (UFSM). Professor (IHAC/UFBA), músico e pesquisador em arte sonora, na perspectiva da cultura e do ensino. Investiga interfaces e tecnologias interativas com software livre, voltados à composição eletroacústica, música computacional, performance musical e arte Interativa.

Brasil

Organização

Camila dos Santos – Laboratório Interdisciplinar Interativo (LabInter PPGART/UFSM)
Matheus Moreno dos Santos Camargo – Laboratório Interdisciplinar Interativo (LabInter PPGART/UFSM)