21 de Outubro

No Balanço da Rede II: Esperançar o Futuro Sustentável Pós-Pandemia – Bem Viver e Educação

Evento ao vivo


14h Brasília | 16h Cabo Verde | 17h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 18h Angola | 19h Moçambique


Descrição

O evento aqui proposto tem como objetivo reforçar espaços dialógicos para pensar o futuro urbano pós COVID-19. Trará reflexões e propostas para a construção efetiva de novas práticas e novas relações sociais baseadas na perspectiva do Bem Viver como vetor central da promoção de um futuro mais saudável pós-pandemia (saúde física, mental e espiritual), e do fortalecimento das condições para a continuidade do processo de desenvolvimento urbano sustentável. Enseja a essência do subtema do Circuito Urbano 2020: “Valorizando nossas comunidades e cidades”. O Encontro Virtual, ao vivo, com duração de duas horas, terá a seguinte configuração: Tema 1: “As cidades do bem-estar: uma proposta relacional e comunitária”, Tema 2: “Esperançar nossos dias: Educação e ações sobre Cultura de Paz e Tema 3: “Economia Solidária e Bem Viver: para pensar em outros mundos possíveis”.

Moderação

Verônica Salgueiro do Nascimento
Professora – Brasil
Psicóloga. Mestre e Doutora em Educação Brasileira. Professora Associada do Departamento de Estudos Interdisciplinares da Universidade Federal do Ceará (UFC), atuando na graduação em Gestão de Políticas Públicas e no Programa de Pós-Graduação em Avaliação de políticas Públicas. Membro da RESIPP - Rede de Cooperação e Estudos em Sustentabilidade, Inovação de Políticas Públicas.

Painelistas

Helena Marujo
Professora – Portugal
Psicóloga. Mestrado e Doutorado em Psicologia. Investigadora do Centro de Administração e Políticas Públicas-CAPP (Universidade de Lisboa). Coordenadora da Cátedra UNESCO em Education for Global Peace Sustainability. Coord. Exec. Mestrado e Doutoramento de Gestão e Políticas de Recursos Humanos. Coord. Cient. Pós-graduação em Práticas e Estudos Interdisciplinares para a Promoção da Paz Sustentável.

Victória Régia Arrais de Paiva
Professora – Brasil
Possui graduação em Ciências Sociais, mestrado e doutorado em Sociologia. Professora da Universidade Federal do Cariri (UFCA), no Curso de Administração Pública e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (Proder). Membro da RESIPP – Rede de Cooperação e Estudos em Sustentabilidade, Inovação e Políticas Públicas.

Kelma S. Lopes de Matos
Professora – Brasil
Graduada em Serviço Social. Mestre e Doutora em Educação Brasileira. Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UDC). Áreas de interesse: Cultura de Paz, Educação para a Paz, Valores Humanos, Juventudes, Escola Pública, Abordagem Sistêmica e Espiritualidade.

Brasil

Organização

Suely Salgueiro Chacon

Parceiros

Verônica Salgueiro do Nascimento
Victoria Régia Arrais de Paiva
Helena Marujo
Kelma S. Lopes de Matos