6 de Outubro

O modelo urbano em tempos de pandemia: desafios e perspectivas

Evento ao vivo


19h Brasília | 21h Cabo Verde | 22h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 23h Angola | 00h Moçambique


Facilitação gráfica: Maria Inês Santos

Descrição

Não há preparo prévio em nenhuma região para uma pandemia como a que estamos vivendo atualmente. O medo se instaurou, a rotina modificou, o tempo passou e tudo mudou. A pandemia trouxe problemas já existentes à tona, mas algumas coisas nem sempre mudam, e este é o momento de debater em busca de melhorias. O urbanismo tem um papel fundamental quando o assunto é saúde pública. O potencial de colaboração entre saúde pública e planejamento urbano é indiscutível e deveria ser mais abordado. Nesse incrível bate papo vamos discursar e debater sobre como o planejamento das nossas cidades poderia contribuir no enfrentamento e combate à pandemia do coronavírus, contextualizando brevemente sobre os enfrentamentos históricos de epidemias, os modelos urbanos, os problemas sociais evidentes e a necessidade do desenvolvimento de políticas de equidade, com um desenho urbano que privilegie áreas centrais e periféricas, afim de diminuir as desigualdades socioeconômicas e ambientais.

Moderação

Suéllen Marum
Arquiteta, Urbanista e Paisagista – Brasil
Arquiteta e Urbanista, pós graduada em Cidades Sustentáveis e especialista em Paisagismo Nativo, Permacultura e Bioconstruções. Possui vasta experiência em obras, projetos comerciais e industriais. Atualmente é graduanda em ciências biológicas na Universidade Cidade de São Paulo e mestranda do programa de Planejamento e Uso de Recursos Renováveis da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Painelistas

Raquel Rolnik
Urbanista, Arquiteta e Prof. FAU-USP - Brasil
Urbanista e arquiteta, professora titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Foi diretora de planejamento da Secretaria Municipal de Planejamento de São Paulo (1989-92), secretária nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades (2003-07) e consultora de cidades Brasileiras e latino-americanas. De 2008 a 2014 foi relatora especial da ONU para o Direito à Moradia Adequada.

Maria Batista
Arquiteta, Urbanista e Planejadora Urbana – Brasil
Arquiteta e Urbanista pela Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Urbanismo e Planejamento Urbano, estagiou pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (2017-2018) atuando na revisão dos Planos Diretores dos municípios do norte paranaense. Técnica em Design de Interiores pela ETEC Fernando Prestes.

Maria Inês Santos
Engenheira Florestal – Brasil
Engenheira Florestal pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), com atualização em pensamento estratégico e modelo de negócios exponenciais pela ESPM. Atualmente estudante de pós graduação em planejamento e uso de recursos renováveis pela UFSCAR. Founder da Tree&Arboriculture Technology, startup de tecnologias florestais com foco nas áreas verdes urbanas.

Brasil

Organização

Suéllen Marum

Parceiros

Maria Inês Santos
Maria Batista