31 de Outubro

O novo normal: Comunidades LGBTQIA+ e inclusão

Evento ao vivo


15h Brasília | 17h Cabo Verde | 18h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 19h Angola | 20h Moçambique


Facilitação gráfica: Myrian Castello

Descrição

O Instituto 17 realizará o webinar “O Novo Normal: Comunidades LGBTQIA+ e Inclusão”. O objetivo de nosso evento é estabelecer um diálogo entre organizações convidadas (de Angola, Brasil e Moçambique) que trabalham com programas de inclusão social através de atividades direcionadas à população LGBTQIA+. O evento será transmitido online, ao vivo, através dos canais do YouTube do ONU-Habitat, Instituto 17 e Instituto Hori, no dia 31 de outubro de 2020, das 15 às 17h (horário do Brasil). Para a apresentação individual, contaremos com uma reflexão e descrição das realidades de cada convidado em seu respectivo país, que aponte os desafios e as ações realizadas para seu enfrentamento. Para tanto, cada participante contará com 20 minutos. Após as apresentações, o mediador facilitará um debate entre os participantes, efetivando a troca de experiências e direcionando questionamentos do público em geral.

Moderação

Andresa de Souza Ugaya
Professora do Departamento de Educação Física da Unesp Bauru – Brasil
Graduação, Mestrado e Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Coordena o grupo de trabalho do Núcleo Negro da UNESP para Pesquisa e Extensão e o Laboratório de Corporeidade, Cultura e Arte. Desenvolveu o projeto Núcleo de Ensino “Quilombagem na escola: cultura negra na Educação Física e na Arte”. Presidiu a Comissão de Averiguação das auto declarações das cotas raciais.

Painelistas

Alberto Menezes Hossoe
Pres. Bárbaros Cultural Desportiva – Brasil
Formado em Ciências com Habilitação em Matemática, professor e Coordenador Pedagógico. Atualmente também preside o Bárbaros, organização inclusiva que iniciou sua história com a inserção de pessoas da comunidade LGBTQIA+ no mundo do esporte através do futebol.

Wagner Xavier de Camargo
Antropólogo – Brasil
Antropólogo vinculado à Associação Brasileira de Antropologia e Pesquisador vinculado ao Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Pós-doutor em Antropologia Social pela UFSCar, Doutor em Ciências Humanas pela UFSC, dedica-se a investigar corpo, gênero e sexualidade na Educação Física e nos Esportes, atuando com arsenal teórico da Antropologia, da Sociologia e dos Estudos de Gênero.

Carlos Fernandes
Diretor Geral – Associação Íris Angola – Angola
Ativista angolano envolvido com a comunidade LGBTQIA+ de Angola e colaborador do primeiro grupo de festas GLS do país. Carlos é cofundador e, atualmente, atua como Diretor Geral da primeira ONG angolana atuando diretamente com esta comunidade nas áreas de educação, justiça social, saúde e família, incluindo trabalhos de educativos e de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Fau Mangore
Diretor Executivo Adjunto – LAMBDA – Moçambique
Bacharel em economia e ativista pelos direitos LGBT. Atual diretor executivo adjunto da LAMBDA, atua também como Gestor de Programas. É membro da Coligação Africana de Mulheres Lésbicas, representa os interesses da juventude LGBT no grupo Young LGBT Leaders da Commonwealth e é membro representante do grupo de mulheres LBQ na inglesa Stonewall.

Brasil, Angola, Moçambique

Organização

Instituto 17

Parceiros

Instituto Hori – Educação e Cultura