17 de Outubro

O papel dos municípios na garantia do direito à moradia

Evento ao vivo


14h Brasília | 16h Cabo Verde | 17h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 18h Angola | 19h Moçambique


Facilitação gráfica: Julia de Queiroz

Descrição

O seminário – que tem como objetivo central o debate acerca da problemática habitacional Brasileira – busca compreender os mecanismos que orientam a formação de uma estrutura política da habitação no âmbito do governo municipal, com vistas na garantia do direito à moradia. Além disso, o seminário também tem por objetivo promover o engajamento de atores e agentes (movimentos sociais, arquitetos e urbanistas, atores do poder público, etc.) pelo fortalecimento dos processos de governança na utilização de recursos para o enfrentamento da problemática supracitada. Para alcançar os referidos objetivos, o seminário assumirá discussões que partem, primeiro, de uma contextualização histórica acerca da questão da moradia no país (com ênfase na história institucional), para assim, chegar aos arranjos atuais da realidade municipal brasileira; com a abordagem de questões como elaboração de “Planos Municipais de Habitação” e estratégias de utilização de recursos para a aplicação de tais planos.

Moderação

Vânia Búrigo
Arquiteta e Urbanista | SASC – Brasil
Arquiteta e urbanista, graduada em 1977 pela UFPel. Coordenou Planos de Desenvolvimento Físico-Territoriais, na AMOSC. Atuou como autônoma em Tubarão e em Criciúma. Integra a equipe do escritório ESarquitetura. Membra do Conselho Superior do IAB e conselheira suplente do SASC. Participa do Coletivo Arquitetura para Todos, do IAB-Criciúma, onde desenvolve projetos de melhorias habitacionais.

Marco Bissani
Arquiteto e Urbanista, Conselheiro do SASC – Brasil
Graduado em Arquitetura e Urbanismo e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi docente no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Oeste de Santa Catarina. É arquiteto e urbanista na Cia.3 – Arquitetura e Urbanismo desde 1998. Possui experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projetos de Arquitetura, Planos Diretores, de Habitação e Mobilidade Urbana.

Painelistas

Andreia Camillo Rodrigues
Presidenta da Cootrahab | MNLM – Brasil
Presidenta da Cootrahab (Cooperativa de Trabalho Habitação e Consumo, Construindo Cidadania) desde 2009, coordena processos produções e trabalhos de Regularização Fundiária realizados em diversos municípios do estado do Rio Grande do Sul. É militante do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) desde 2005 e atualmente é graduanda no curso de Arquitetura e Urbanismo.

João Sette Whitaker Ferreira
Professor da FAU-USP – Brasil
É professor nos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Graduado em Arquitetura e Urbanismo e em Economia, Mestre em Ciência Política, Doutor em Arquitetura e Urbanismo. Foi secretário de Habitação da cidade de São Paulo entre 2015 e 2016. Atua nos temas: políticas habitacionais, habitação social, desenvolvimento ambiental urbano e Estatuto da Cidade.

Samuel Steiner dos Santos
Professor de Arquitetura UFSC – Brasil
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Urbanismo pelo Institut Urbanisme de Grenoble, Doutor em Geografia, na área de Desenvolvimento Regional e Urbano. Professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC. Integrante do Laboratório Cidade e Sociedade, do Departamento de Geociências da UFSC.

Brasil

Organização

Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado de Santa Catarina (SASC)

Parceiros

Daniela Accorinte Lopes
Natália D’Agostin Alano
Matheus Jasper
Flávio Alípio
Gabriel Aguilar
Mariana Campos