20 de Outubro

O Termo Territorial Coletivo como instrumento de transformação da realidade urbana: um debate a partir das experiências do Rio de Janeiro e Moçambique

Evento ao vivo


18h Brasília | 20h Cabo Verde | 21h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 22h Angola | 23h Moçambique


Facilitação gráfica: Deiaideias

Descrição

No dia 20 de outubro de 2020, às 18h, realizaremos a LIVE: “O Termo Territorial Coletivo como instrumento de transformação da realidade urbana: um debate a partir das experiências do Rio de Janeiro e Moçambique”. Nela, buscaremos responder a seguinte pergunta: o Termo Territorial Coletivo é um instrumento potente para construir cidades sustentáveis e garantir moradia digna e acessível para todos? Nossa abordagem começará com uma comparação da questão urbana e habitacional entre Rio e Moçambique, onde nos debruçaremos principalmente sobre a situação das comunidades informais. Logo, apresentaremos o Termo Territorial Coletivo como ferramenta transformadora, tendo como objetivo assegurar a permanência de comunidades em seus territórios e fortalecer a organização coletiva em prol do desenvolvimento local. Por último, faremos um amplo debate sobre todo o exposto, momento no qual teremos tempo para responder perguntas.

Moderação

Felipe Litsek
Assistente de Coordenação do Projeto TTC – Brasil
Formado em direito, especialidade no tema do direito à moradia e regularização fundiária.

Painelistas

Felipe Litsek
Assistente de Coordenação do Projeto TTC – Brasil
Formado em direito, especialidade no tema do direito à moradia e regularização fundiária.

Tarcyla Fidalgo
Coordenadora do projeto TTC – Brasil
Coordenadora do Termo Territorial Coletivo na COMCAT. Possui mestrado em Direito da Cidade pela UERJ, pós graduação em Sociologia Urbana pelo IFCH – UERJ e em Política e Planejamento Urbano pelo IPPUR-UFRJ.

Eleonora Dobles Perriard
Pesquisadora – Costa Rica
Formada pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris, fez mestrado na Escola Urbana focado em Governança nas Grandes Metrópolis. Realizou uma pesquisa sobre o funcionamento do mercado informal da terra em Maputo, Moçambique. Hoje é Assistente de Programas no Escritório Regional da ONU- Habitat para América Latina e o Caribe.

Aílton Lopes
Liderança Comunitária – Brasil
Segundo secretário da Associação de Moradores da Comunidade Trapicheiros.

Marcello Deodoro
Liderança Comunitária – Brasil
Membro da Comissão de Moradores da Comunidade Indiana Tijuca. Conselheiro Estadual de Saúde pela FAFERJ. Participante do Conselho Popular, na Luta contra as Remoções.

Maria da Penha
Liderança Comunitária – Brasil
Moradora da comunidade Vila Autódromo, co-fundadora do Museu das Remoções, comprometida com a luta por direito à moradia e à cidade.

Neide Mattos
Liderança Comunitária – Brasil
Moradora do Grupo Esperança na Colônia Juliano Moreira, pelo programa Minha Casa Minha Vida Entidades.

Brasil

Organização

Comunidades Catalisadoras (ComCat)

Parceiros

Grupo de Trabalho do Termo Territorial Coletivo