6 de Outubro

Planejamento Urbano:
A promoção de saúde nas cidades

Evento ao vivo


15h30 Brasília | 17h30 Cabo Verde | 18h30 Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 19h30 Angola | 20h30 Moçambique


Facilitação gráfica: Maria Inês Santos

Descrição

O movimento Cidades Saudáveis desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde, objetivou o estabelecimento de políticas públicas urbanas, voltadas à melhoria da qualidade de vida, com ênfase na intersetorialidade e na participação social. Mas afinal, o que são cidades saudáveis e qual a importância delas no contexto geral urbano? O evento, ministrado por urbanistas e uma engenheira florestal, tem como foco estabelecer o planejamento urbano como ferramenta estratégica de promoção de saúde urbana, contextualizando e debatendo a importância de um planejamento sistemático, continuado e intersetorial ligado a políticas socioambientais. Serão apresentadas as fragilidades legislativas, a incoerência e inaplicabilidade de normas e diretrizes, bem como exemplos de sucesso de aplicação de procedimentos de estímulos à salubridade urbana, debatendo e idealizando soluções.

Moderação

Suéllen Marum
Arquiteta, Urbanista e Paisagista – Brasil
Arquiteta e Urbanista, pós graduada em Cidades Sustentáveis e especialista em Paisagismo Nativo, Permacultura e Bioconstruções. Possui vasta experiência em obras, projetos comerciais e industriais. Atualmente é graduanda em ciências biológicas na Universidade Cidade de São Paulo e mestranda do programa de Planejamento e Uso de Recursos Renováveis da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Painelistas

Maria Batista
Arquiteta, Urbanista e Planejadora Urbana – Brasil
Arquiteta e Urbanista pela Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Urbanismo e Planejamento Urbano, estagiou pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (2017-2018) atuando na revisão dos Planos Diretores dos municípios do norte paranaense. Técnica em Design de Interiores pela ETEC Fernando Prestes.

Maria Inês Santos
Engenheira Florestal – Brasil
Engenheira Florestal pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), com atualização em pensamento estratégico e modelo de negócios exponenciais pela ESPM. Atualmente estudante de pós graduação em planejamento e uso de recursos renováveis pela UFSCAR. Founder da Tree&Arboriculture Technology, startup de tecnologias florestais com foco nas áreas verdes urbanas.

Brasil

Organização

Suéllen Marum

Parceiros

Maria Inês Santos
Maria Batista