13 de Outubro

Protagonismo e Agenda 2030 na Construção de uma Cidade Inclusiva e Sustentável

Evento ao vivo


9h30 Brasília | 11h30 Cabo Verde | 12h30 Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 13h30 Angola | 14h30 Moçambique


Descrição

Com esse Webinar, O ODS Barueri convida a TODOS a dialogar sobre a relevância da participação social e da implantação da Agenda 2030 na construção de uma Cidade Inclusiva e Sustentável, especialmente no cenário pós COVID-19. Além de palestra sobre o assunto, teremos um diálogo sobre o Programa Cidades Sustentáveis (PCS), vendo-o como estratégia de implementação da Agenda 2030 nos municípios e de apoio à gestão pública e ao planejamento urbano.  Também, apresentaremos um Manifesto do ODS Barueri em prol do PCS, reivindicando aos candidatos a prefeito e vereadores a assinatura de carta compromisso com o Programa e o fortalecimento da gestão participativa e do fomento aos dados locais (metas e resultados do município).

Moderação

Roberta Carvalheira
Coordenação ODS Barueri – Brasil
Formada em Estatística e com Mestrado em Informática pela UFPE, Pós em Responsabilidade Social em andamento pela PUCRS. Atuou com gestão de projetos na àrea de tecnologia para o varejo. Hoje atua na área de sustentabilidade e responsabilidade social e faz parte da coordenação do Movimento ODS Barueri

Painelistas

Carlos Eduardo Siqueira Abrão
Diretor de Programas e Projetos CiaOeste – Brasil
Formado em Direito em 1996, trabalhando com direitos humanos. Foi assistente legal do ACNUR e integrante da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP. É professor universitário desde 2002, e Diretor de Programas e Projetos do Cioeste, desde 2016. Esteve na última Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III), no Equador, e por meio de seu trabalho atual, tornou-se um estudioso do tema das cidades inteligentes e sustentáveis.

Zuleica Goulart
Coordenadora Prog. Cidades Sustentáveis – Brasil
Ex- coordenadora executiva do Fórum Social Mundial (2001), Ex-coordenadora de mobilização do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e da Rede Nossa São Paulo, integrante da Rede Cidades – por Territórios Justos, Democráticos e
Sustentáveis, integrante da Comissão Estadual dos ODS do Estado de São Paulo
e atual Coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis.

Elcio de Sousa
Diretor SENAI Barueri e Mooca – Brasil
Técnico em artes gráficas pelo SENAI; Bacharelado em Química na UNG; Pós em engenharia da produção pela UFSC; Especialização em tecnologia gráfica na Ausbildungszentrum Polygrafie e.V. – Chemnitz – Alemanha; é professor do IMT Mauá (Instituto Mauá de Tecnologia) e Diretor do Senai, unidades Barueri e Mooca.

Yara Garbelotto
Diretora Planejamento Ambiental Barueri – Brasil
Bióloga com especialização em educação ambiental, mestre em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública – USP no programa Ambiente, Saúde e Sustentabilidade. Desde 2008 responde pelo Departamento de Planejamento Ambiental da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri/SP.

Thiago Gehre
Coordenador do Programa UnB2030 – Brasil
Doutor em Relações Internacionais e Prof. do Instituto de Relações Internacionais da UnB. Trabalhou na Presidência da República (2012 a 2015) na Cooperação Internacional Federativa e Comissão Nacional de População e Desenvolvimento. Hoje desenvolve pesquisa sobre BRICS, Agenda 2030 e os ODS. Coordena o Programa Especial de Extensão UnB 2030: Sustentabilidade e Desenvolvimento Inclusivo.

Brasil

Organização

Movimento ODS Barueri (ODS Barueri)

Parceiros

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Barueri (SENAI Barueri)
Amendoim Comunicação
Prefeitura de Barueri