26 de Outubro

Saneamento é Vida!

Evento ao vivo



15h Brasília | 17h Cabo Verde | 18h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 19h Angola | 20h Moçambique


Descrição

O evento Saneamento é Vida tem como foco ampliar a discussão e o entendimento sobre o saneamento em comunidades vulneráveis localizadas nas periferias dos grandes centros urbanos do Brasil, e relacionar o debate com possíveis reflexões sobre o tema na África. A abordagem terá como argumento a busca de soluções descentralizadas, mais ecológicas e inovadoras, que tragam soluções definitivas para o grave problema do saneamento, compreendendo ainda questões relacionadas ao envolvimento das comunidades nas ações de infraestrutura, a geração de emprego e renda, e a qualificação profissional. A organização do evento será feita pela Caruá Negócios Sustentáveis em colaboração com a GERAR Arquitetura e a Universidade Veiga de Almeida. O evento será apresentado em duas rodas de conversa e contará com representantes locais, estudiosos sobre as questões sociais, especialistas em saneamento e de empresas do setor.

Moderação

Andrea Borges
Arquiteta D.Sc. Gerar |UVA – Brasil
Arquiteta (UGF), Mestre e Doutora em Arquitetura (UFRJ). Pós-Doutoranda em Planejamento Energético (UFRJ). Foi aluna e professora da UGF. Sócia fundadora da Gerar Arquitetura e Sustentabilidade e co-fundadora da Caruá Negócios Sustentáveis. Docente nos cursos de Arquitetura e no Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local.

Painelistas

Patrícia Oliveira
Arquiteta e Urbanista – Brasil
Arquiteta e urbanista, graduada pela UNISUAM, restauradora de vitrais chancelada pela Oficina Escola/Fiocruz. Moradora da favela de Manguinhos há 40 anos. A Favelada Arquiteta, como se auto nomeia com orgulho, participa ativamente do movimento Mães de Manguinhos, visando lutar contra a violação de direitos, por JUSTIÇA, REPARAÇÃO e MEMÓRIA.Mario Pires SimãoProfessor do Departamento de GeografiaBrasilGeógrafo e professor de Geografia. Mestre e doutor pela UFF. É professor do Depto. de Geografia da Faculdade de Formação de Professores da UERJ (FFP/UERJ) e colaborador da Universidade das Periferias do Instituto Maria e João Aleixo, centro de estudos sobre periferias urbanas.

Carlos Eduardo Canejo
Engenheiro Civil – Brasil
Engenheiro civil, graduado pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), Pós-Graduado em Gestão de Empresas de Petróleo e Gás pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Doutor em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenador do Núcleo de Sustentabilidade (UVA).

Júlio César da Silva
Engenheiro Civil – BrasilPós-Doutor em Engenheiro Civil Professor e Pesquisador UVA e UERJ Coordenador de Engenharia Civil UVA – Campus Barra.

Antônio Brito
Engenheiro Civil – Brasil
Engenheiro Civil, especialista em Saneamento Básico e sócio da CSANEO Engenharia e Consultoria Ambiental.

Brasil

Organização

Caruá Negócios Sustentáveis

Parceiros

Gerar Arquitetura e Sustentabilidade
Universidade Veiga de Almeida (UVA)