22 de Outubro

Santo André 500 anos: Perspectivas para o Desenvolvimento Urbano Regional

Evento ao vivo


15h Brasília | 17h Cabo Verde | 18h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 19h Angola | 20h Moçambique


Descrição

O webinar "Santo André 500 anos: Perspectivas para o Desenvolvimento Urbano Regional" é um evento que compõe as atividades de reflexão sobre o futuro da cidade de Santo André e estão relacionadas ao Programa Santo André 500 anos. Um programa que tem como objetivo principal definir um planejamento estratégico a médio e longo prazos, com a participação da sociedade civil para o município. A proposta está organizada a partir de quatro eixos temáticos e, entre eles há o eixo Desenvolvimento Urbano e Ambiental. Este evento tem como objetivo fazer uma reflexão dos desafios e perspectivas para o desenvolvimento urbano, não apenas da cidade, mas em sua relação com os municípios da região do Grande ABC. Também serão discutidas experiências de desenvolvimento regional e metropolitano em outras regiões, sejam elas de outros estados ou internacionais.

Moderação

Ana Paula Lepori
Prefeitura de Santo André – SP – Brasil
Doutora em Projetos Arquitetônicos e mestre em Teoria e Crítica da Arquitetura pela Universidade Politécnica da Catalunha (Espanha). Trabalha há mais de 20 anos com projetos de transformação urbana e social. Foi assessora técnica do Programa de Mobilidade Urbana de São Paulo. Foi secretaria adjunta de Habitação e atualmente é assessora em Planejamento Estratégico da Prefeitura de Santo André – SP.

Painelistas

Avelino de Oliveira
Arquiteto e professor da Universidade de Lisboa – Portugal
Estudou arquitetura na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. Em 2012 concluiu o seu Doutoramento em Portugal. De 2013 a 2017, desempenhou o cargo de Secretário Executivo da Área Metropolitana do Porto. Atualmente, leciona no curso de Arquitetura da Universidade Fernando Pessoa e também no ISCSP – Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Também é Administrador da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto.

Enio Moro Jr.
Gestor do curso de Arquitetura e Urbanismo da USCS – Brasil
Arquiteto e Urbanista, com Mestrado e Doutorado pela USP. Gestor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul; pesquisador CNPq dos grupos "Observatório de Políticas Públicas, Empreendedorismo e Conjuntura" – USCS e "Habitat e Apropriações na Cidade Contemporânea” – Centro Universitário Belas Artes de São Paulo; Secretário de Obras e Habitação de São Caetano do Sul (2017/2018); Prof. Dr. do Mestrado Profissional da Belas Artes.

Ariadne dos Santos Daher
Arquiteta sócia da Jaime Lerner Arquitetos Associados – Brasil
Arquiteta, urbanista, professora e sócia da Jaime Lerner Arquitetos Associados, e sua experiência abrange planejamento nas escalas regional, municipal e urbana. Formada pela UFPR, é especialista em Gestão Técnica do Meio Urbano (PUC-PR/Université de Technologie de Compiègne/GTU International), mestre em Urban Development Planning (University College London), e doutoranda em Gestão Urbana da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Brasil

Organização

Fernanda Rosa da Silva