2 de Outubro

Sextas Urbanas: Mapeando as comunidades periféricas para o futuro pós-pandemia

Evento ao vivo



10h Brasília | 12h Cabo Verde | 13h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 14h Angola | 15h Moçambique


Facilitação gráfica: Renata Utsunomiya

Descrição

As “Sextas Urbanas” serão cinco encontros realizados no Circuito Urbano 2020 com a finalidade de divulgar ferramentas, metodologias e projetos implementados pelos escritórios do ONU-Habitat no Brasil e nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Os encontros abordarão diversos temas, como: mapeamento e produção de dados, resiliência urbana, política e financiamento da urbanização, quadros de desenvolvimento espacial e Planos de Desenvolvimento para 2030.

O primeiro encontro, intitulado “Mapeando as comunidades periféricas para o futuro pós-pandemia”, apresentará:

(i) Mapa Rápido Participativo (MRP), principal metodologia do ONU-Habitat no Brasil para produção de dados e informações sobre a infraestrutura urbana de assentamentos precários, e Nota Técnica “Assentamentos precários de Maceió e a COVID-19” - produtos elaborados no âmbito do Projeto “Prosperidade Urbana Sustentável e Inclusiva no Estado de Alagoas: Uma Iniciativa Integrada”, implementado em cooperação técnica com o Governo do Estado de Alagoas; e

(ii) “Projeto Emergencial do ONU-Habitat de Monitoramento da COVID-19”, implementado no Brasil (Alagoas) e África (Angola e Guiné-Bissau) e selecionado pelo Fundo Emergencial do ONU-Habitat para as Atividades de Reforço contra a COVID-19, lançado em março de 2020.

Programação:

Paula Zacarias: Abertura e mediação (10 min)

Rayne Ferretti: Mapa Rápido Participativo (MRP) e Nota Técnica “Assentamentos precários de Maceió e a COVID-19” (20min)

Thomaz Ramalho: Projeto Emergencial do ONU-Habitat de Monitoramento da COVID-19 e resultados preliminares em Angola (20 min)

Edinilson da Silva: Perspectivas para implementação do Projeto Emergencial em Guiné-Bissau (10 min)

Jônatas de Paula: Resultados preliminares do Projeto Emergencial em Alagoas (10 min)

Dúvidas e debates: 20 min

Encerramento: 5 min

Moderação

Paula Zacarias
Analista de Programas (ONU-Habitat | Brasil)
Arquiteta e Urbanista (UFAL), Especialista em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística (UnB) e em Direito Urbanístico e Ambiental (PUC Minas). Analista de Programas do ONU-Habitat desde 2017, atuando no projeto de cooperação técnica com o Governo do Estado de Alagoas, para os temas relacionados à habitação social, desenvolvimento de capacidades e comunicação e engajamento comunitário no contexto da pandemia da COVID-19.

Painelistas

Rayne Ferretti Moraes
Oficial Nacional (ONU-Habitat | Brasil)
Graduada em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Metodista Bennett. Mestre em Relações Internacionais pela PUC-Rio. Trabalha há 15 anos no ONU-Habitat e, desde 2011, é Oficial Nacional para o Brasil, sendo responsável pelos programas e projetos implementados no país. Lecionou no Curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Metodista Bennett (2008/2013).

Thomaz Ramalho
Oficial Internacional para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat | África Lusófona)
Arquiteto e Urbanista (USP), Mestre em Planeamento Urbano e Desenvolvimento Internacional (IUAV, Itália) e Gestão de Programas e Liderança (UNSSC, Nações Unidas).
Oficial Internacional de Assentamentos Humanos do ONU-Habitat (Moçambique). Coordenou e elaborou programas e projetos de planeamento e desenho urbano, urbanização de assentamentos informais e políticas urbanas, em Angola, Brasil, Cabo Verde, Etiópia, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Edinilson da Silva
Oficial Nacional (ONU-Habitat | Guiné-Bissau)
Graduado em Administração de Empresa (UFS, Brasil). MBA em Gerenciamento de Projeto (UNIT, Brasil). Mestre em Ambiente e Desenvolvimento (UFS, Brasil). Atuou como Diretor Geral da Célula de Avaliação de Impacto Ambiental na Secretaria de Estado do Ambiente (atual Ministério do Ambiente e Biodiversidade) em Guiné-Bissau. Foi professor na Escola Nacional de Administração (ENA). Assessor Técnico Nacional e Coordenador do ONU-Habitat em Guiné-Bissau desde 2015. 

Jônatas de Paula
Analista de Programas (ONU-Habitat | Brasil)
Graduado em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo. Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela London School of Economics and Political Science. Analista de Programas no ONU-Habitat desde 2017, foi ponto focal para implementação da Iniciativa de Prosperidade das Cidades em Maceió e atualmente trabalha com a produção de dados socioeconômicos e sanitários dos moradores de grotas no contexto da pandemia da COVID-19.

Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe

Organização

ONU-Habitat