17 de Outubro

Slam das Pretas no Espaço Lusófono

Evento ao vivo


15h Brasília | 17h Cabo Verde | 18h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 19h Angola | 20h Moçambique


Facilitação gráfica: Taoly Dandara

Descrição

O Slam das Pretas no Espaço Lusófono é um evento de Poesia Falada com mulheres negras do Brasil, da Colômbia e de alguns países da Africa Lusófona, como Angola e Moçambique. O evento se destina a promover a poesia como manifestação crítica de resistência cultural e combate ao racismo. A cena é feita por diferentes poetisas, produtoras e pensadoras negras que unem suas vozes para promover mudanças e reduzir distâncias.

Moderação

Jessica Preta
Batalha do Pedregal e Movendo Estruturas – Brasil
Conselheira da cultura Afro-brasileira em Campina Grande, na Paraíba, poetiza marginal, coordenadora geral do projeto social Batalha do Pedregal e do projeto Slam na Escola, organizadora do slam viral e do Slam da Balbúrdia.

Painelistas

Bruna Santiago
GELEN (Grupo de estudos literários em Escrituras Negras) e Movendo Estruturas – Brasil
Mestranda em história pela UFS, coordenadora do Grupo de estudos literários em Escrituras Negras – Campina Grande.

Carol Brito
Enegrecida Projeto e Movendo Estruturas – Brasil
Paraibana, pós-graduanda em História e Cultura Afro-brasileira, MBA em produção de conteúdo para mídias digitais e Bacharela em Arte e Mídia – UFCG. Artvista, produtora cultural, pesquisadora e empreendedora, é diretora e idealizadora do Projeto Enegrecida e líder apoiada no Programa Marielle Franco, do Fundo Baobá.

Preta Intensa
Batalha do Pedregal – Brasil
Priscila Rocha ou Preta Intensa, presidente do Centro Acadêmico de História e Geografia (CAEG), graduanda de história pela UEPB, Educadora Social, Poetiza Marginal e organizadora da Batalha do Pedregal.

Sankofa Poetisa
Poetisa – Angola
Jovem poetisa Angolana, residente na cidade capital Luanda. Um dos rostos mais destacados quando o assunto é explorar a palavra falada, ou como é conhecida: Spoken Word. Poetisa há 14 anos; Slammer; Segunda classificada no concurso MUHATO 2017; Segunda classificada no concurso Luanda Slam 2018 e 2019; Terceira Classificada no concurso internacional de Spoken Word Slam Viral em 2020. Perseverante no que faz, após um longo e incansável período de trabalho, tornou pública e oficial a sua marca de camisetas e casacos no dia 06 de 09 de 2019.

Nzola Poetisa
Poetisa – Angola
Conhecida também como Boneca Preta, desde muito nova apaixonada por todas as artes mas especialmente amante de poesia. Foi em 2018 que começou a dar os primeiros passos no Spoken Word. De lá para cá, sua personalidade forte e irreverência com suas poesias e performances proporcionou-à subir em vários palcos, participar em diversas actividades ligadas a arte e tornou-à integrante dos Grupos de Poesia "O Forno Feminino" e "Dá Cá Os 5".

Tite Poeta Revoltada
Poetisa – Moçambique
Chamo-me Lúcia João Tite, tenho 20 anos vivo em Moçambique, sou Moçambicana. Comecei a escrever no ensino primário e ganhei mais habilidade no ensino secundário com ajuda dos professores da língua portuguesa. Ganhei primeiro lugar no concurso Mozslam e representei Moçambique na França (Paris) e no Brasil (Rio de Janeiro). Essas viagens foram em 2019 e no mesmo ano ganhei primeiro lugar no concurso de declamação da Universidade Pedagógica e no concurso de declamação em homenagem ao Marcelino Dos Santos e nesse ano ganhei no concurso de declamação Slam Viral.

Brasil

Organização

Batalha do Pedregal (Jessica Preta)

Parceiros

Fundação Espaço Cultural
Enegrecida Projeto
Grupo de Estudo e Leitura em Escritas Negras
TV UEPB (Universidade Estadual da Paraíba)
Cine Teatro São José