22 de Outubro

Validação Técnica do Quadro de Desenvolvimento Urbano Sustentável da Ilha de São Tomé – ST 2030

Evento ao vivo


11h Brasília | 13h Cabo Verde | 14h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 15h Angola | 16h Moçambique


Descrição

O Quadro para o Desenvolvimento Urbano para a Ilha de São Tomé (São Tomé 2030) visa fornecer um guião para um desenvolvimento urbano inclusivo, sustentável e resiliente da Ilha de São Tomé. O São Tomé 2030 foi desenvolvido pelo Governo da República de São Tomé em colaboração com o Gabinete da Coordenadora Residente das Nações Unidas e assistência técnica do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), com foco no engajamento e participação activa dos mais diferentes atores, de maneira a melhor reflectir tanto os problemas enfrentados na ilha, quanto as possíveis soluções Workshop de Validação é um exercício de consulta participativa, com os principais técnicos de diversas instituições relevantes no país, que tem como finalidade a colecta de contribuições e validação, com o público em geral, da estrutura proposta do São Tomé 2030 (visão e objetivos), e entender quais as áreas e projetos prioritários para ação.

Moderação

Cesaltino Fernandes
ONU-Habitat | São Tomé e Príncipe – São Tomé e Príncipe
Licenciado em Planeamento Regional Urbano pela Universidade de Aveiro e Pós-graduado em Direito do Ordenamento, do Urbanismo e do Ambiente pela Universidade de Coimbra. Foi Secretário-geral da Associação das Autarquias Locais e Regional em São Tomé e Príncipe e integrante do Ministério de Obras Públicas, Infraestruturas, Recursos Naturais e Ambiente. Oficial Nacional do ONU-Habitat para São Tomé e Príncipe desde 2015.

Painelistas

Evandro Holz
Assessor Técnico Internacional (ONU-Habitat | África Lusófona) – África Lusófona
Engenheiro Civil e Mestre em Gestão Urbana pela Universidade Técnica de Berlim. Possui 13 anos de experiência, tendo trabalhado em mais de 25 países em diversos temas relacionados ao desenvolvimento urbano e habitacional. Assessor Técnico Internacional para o ONU-Habitat para África lusófona.

Thomaz Ramalho
Oficial Internacional para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat | África Lusófona) – África Lusófona
Arquiteto e Urbanista (USP), Mestre em Planeamento Urbano e Desenvolvimento Internacional (IUAV, Itália) e Gestão de Programas e Liderança (UNSSC, Nações Unidas). Oficial Internacional de Assentamentos Humanos do ONU-Habitat (Moçambique). Coordenou e elaborou programas e projetos de planeamento e desenho urbano, urbanização de assentamentos informais e políticas urbanas, em Angola, Brasil, Cabo Verde, Etiópia, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Marcella Guarneri
Gestora de Programa Associada (ONU-Habitat | África Lusófona) – África Lusófona
Arquiteta e urbanista (PUCPR – Brasil), gestora pública (UENP – Brasil) e mestre em desenvolvimento e gestão urbana, especialista em gestão de infraestruturas para cidades verdes (IHS – Países Baixos). Desde 2016, apoia o desenvolvimento urbano sustentável de diversos países africanos, especificamente em programas e projetos relacionados à habitação, políticas urbanas e planeamento e desenho urbano. Atualmente é Gestora de Programa Associada do Escritório Regional para África do ONU-Habitat.

Aimee Aguiar
Assistente Técnica de Engenharia (ONU-Habitat | São Tomé e Príncipe) – São Tomé e Príncipe
Engenheira e Gestora Industrial, Mestre em Imagem Médica, atualmente é Assistente Técnica de Engenharia do ONU-Habitat em São Tomé e Príncipe. Tem extensa experiência em Engenharia médica (liderança técnica do Projeto do Gerador de Oxigênio no Hospital Ayres Menezes – S.Tomé), Eng. Industrial e Gestão de Operação. Também é membro fundadora da Mén Nón – Associação das Mulheres Santomenses em Portugal.

Hélio Munhoz Buba
Planejador Urbano (ONU-Habitat | Laboratório Urbano) – Brasil
Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal do Paraná, com experiência profissional no Brasil, Dinamarca e Quênia. Trabalha como planejador urbano para o ONU-Habitat desde 2019 como integrante do Laboratório Urbano (Urban Lab) em Nairóbi. Além do apoio técnico ao Quadro para o Desenvolvimento Urbano Sustentável da Ilha de São Tomé, também está trabalhando em projetos em diversos contextos, como Quênia, Guiné-Bissau, México e Arábia Saudita.

São Tomé e Príncipe

Organização

Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat)

Parceiros

Câmara Municipal de Água Grande
Sistema das Nações Unidas (ONU)