EDIÇÕES ANTERIORES

EDICIONES ANTERIORES

Para promover o debate sobre os temas do Outubro Urbano, o escritório do ONU-Habitat no Brasil criou, em 2018, o Circuito Urbano: uma iniciativa para dar visibilidade e apoio institucional a eventos organizados por diversos atores em todo o país. Desde então, a iniciativa já apoiou a realização de mais de 750 eventos, levando o Brasil à liderança dos países que celebram o Outubro Urbano!
Saiba tudo sobre as edições anteriores através dos links abaixo.

Para promover el debate sobre los temas del Octubre Urbano, la oficina de ONU-Habitat en Brasil creó, en 2018, el Circuito Urbano: una iniciativa para dar visibilidad y apoyo institucional a los eventos organizados por diversos actores en todo el país. Desde entonces, la iniciativa ha apoyado la realización de más de 750 eventos, ¡llevando a Brasil a la vanguardia de los países que celebran el Octubre Urbano!
Para saber más sobre las ediciones anteriores haga clic en los siguientes enlaces.

Tema
Logo Circuito Urbano 2022

O Circuito Urbano 2023 foi a primeira edição bilingue da iniciativa, promovendo eventos da América Latina e da África Lusófona. Esse também foi o primeiro ano realizado em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério de Relações Exteriores. O tema do ano foi “Investindo em futuros urbanos: cooperação para resiliência do Sul Global” e os eventos se relacionaram a quatro linhas temáticas: Planejamento urbano integrado; Financiamento e investimento; Inclusão social e econômica; Economia circular.

El Circuito Urbano 2023 fue la primera edición bilingüe, con eventos de América Latina y África Lusófona. También fue el primer año realizado en asociación con la Agencia Brasileña de Cooperación (ABC) del Ministerio de Relaciones Exteriores (MRE). El tema del año fue “Invertir en futuros urbanos: cooperación para la resiliencia en el Sur Global”, y los eventos se relacionaron a cuatro líneas temáticas: Planificación urbana integrada; Financiación e inversión; Inclusión social y económica; y Economía circular.

Relatório final – online e pdf
Informe Final – online y pdf

Final Report – online e pdf
Chamada de Eventos
Convocatória de Eventos
Mural das Artes
Programação

Logo Circuito Urbano 2022

A 5ª edição do Circuito Urbano foi realizada em formato híbrido, com eventos presenciais e virtuais – ao vivo ou gravados previamente. O tema do Circuito Urbano deste ano foi  “Localizando os ODS: não deixar ninguém e nenhum lugar para trás” e os eventos foram relacionados a cinco linhas temáticas alinhadas à localização dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: 1) Conhecer; 2) Planejar; 3) Participar & inovar; 4) Financiar & implementar; 5) Monitorar & avaliar.

Relatório final – online e pdf
Final Report – online e pdf
Chamada de Eventos
Mural das Artes
Programação

A 4a edição do Circuito Urbano foi realizada novamente de forma totalmente virtual, com eventos ao vivo ou gravados previamente, devido ao prolongamento da pandemia da COVID-19. O tema do Circuito Urbano 2021 foi “Cidades na linha de frente da ação climática” e os eventos foram relacionados a quatro linhas temáticas: 1) Cidades Sustentáveis e Livres de Carbono; 2) Cidades Inclusivas e Justas; 3) Cidades Saudáveis e 4) Cidades Resilientes.

Relatório final – online e pdf
Final Report – pdf
Chamada de Eventos
Mural das Artes
Programação

A 3a edição foi totalmente virtual e apoiou 186 eventos ao vivo ou gravados, com o tema “Cidades Pós-COVID-19: Diálogos entre o Brasil e a África lusófona”. O Circuito Urbano 2020 foi realizado em parceria com os escritórios do ONU-Habitat em Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe).

Relatório final – online e pdf
Final Report – online e pdf
Chamada de Eventos
Galeria de Artes
Programação

A 2a edição teve como tema central “Cidades Inovadoras e Inclusivas” e contou com 151 eventos realizados durante o mês de outubro em 61 cidades de 23 estados brasileiros. A pergunta inspiradora para os eventos foi: “Como a inovação pode aprimorar serviços e políticas urbanas de maneira inclusiva e sustentável?”

 

Relatório final 
Final Report 

Os temas da 1a edição do Circuito Urbano foram “Gestão Municipal de Resíduos Sólidos” e “Construindo cidades sustentáveis e resilientes”. Um total de 56 eventos, realizados em 28 cidades de 17 estados brasileiros, foram apoiados durante os meses de setembro a novembro.

Relatório final
Synthesis Report

CONTATO

circuito.urbano@un.org

 
Copyright ©️ Circuito Urbano 2023